| PERDEU SUA SENHA? | CADASTRE-SE

Santa Casa de Misericórdia de Maceió é Certificada

28 / 04 / 2010

Em março de 2010 foi entregue o certificado de Acreditado (nível 1) para a Santa Casa de Misericórdia de Maceió.

A Santa Casa de Maceió é o primeiro hospital de Alagoas e a primeira Santa Casa de Misericórdia do Norte e Nordeste certificada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). É também a quinta Santa Casa de Misericórdia brasileira a receber tal reconhecimento.

Segundo o provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo, atualmente há instituições que são planejadas e construídas focadas na Acreditação, mas que nem sempre conseguem atingir o objetivo na primeira auditoria.

"O grande mérito da Santa Casa é que somos uma instituição com 158 anos de fundação, que foi concebida e construída em outro contexto histórico e que, por isso mesmo, apresenta desafios cotidianos para sua modernização. Mesmo assim, superamos esses desafios e fomos certificados agora, logo na primeira auditoria", comemorou Humberto Gomes de Melo.

O assessor da Qualidade e Planejamento, Cláudio Albuquerque faz uma descrição que reflete bem o que é um processo de Acreditação ONA: "Os desafios não foram poucos. Além da implantação do sistema da qualidade, foi preciso classificar e mapear os processos (rotinas internas de cada área), promover o alinhamento (interação) entre eles e, por fim o mais difícil, buscar o envolvimento do corpo clínico fazendo colaboradores e médicos compreenderem a Acreditação que, para surpresa da Alta Direção teve uma resposta extremamente positiva bem antes do término do processo".

A Acreditação visa, sobretudo, o gerenciamento de riscos e a promoção de uma ação pro-ativa na prevenção de eventos adversos. "O nosso trabalho tem um único foco, a satisfação do cliente da Santa Casa de Maceió", concluiu.

Entidades fundadoras / associadas

anahp

abramge

cns

fenasaúde

fbh

sbac

unidas

unimed

Av. Ipiranga, 919 - 17º andar - Sala 1707 | São Paulo/SP - 01039-000

Telefone: (11) 3222.4958 | E-mail: ona@ona.org.br

ONA 2014 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

PluGzOne