FALE CONOSCO
 | PERDEU SUA SENHA? | CADASTRE-SE

ONA lança curso em parceria com o IBSP para ajudar organizações a desenvolverem o Núcleo de Segurança do Paciente

24 / 08 / 2017

n/d As primeiras iniciativas voltadas para a Segurança do Paciente no mundo surgiram com a publicação do “Errar é Humano”, do Institute of Medicine (IOM) dos Estados Unidos, em 1999. No Brasil, esse movimento ganhou força em 2013 com o lançamento da resolução RDC n° 36, que institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde. Foi nesse contexto que a ONA (Organização Nacional de Acreditação) e o IBSP (Instituto Brasileiro pela Segurança do Paciente) identificaram a necessidade de desenvolver um curso para orientar os profissionais das instituições de saúde.

Entre os tópicos desta resolução, um deles, que está descrito na Seção I, exige a criação de um núcleo e de um plano de Segurança do Paciente. “Muitas organizações ainda têm dificuldade de implantar ações voltadas para a Segurança do Paciente. Com esse curso, a ONA e o IBSP têm como objetivo ajudá-las a entender o que envolve e no que consiste essa cultura de segurança para que elas desenvolvam o Núcleo e o plano”, explica Karina Pires Pecora, diretora de operações e fundadora do IBSP.

O curso é dividido em quatro módulos e é multiprofissional, ele é voltado tanto para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, como para líderes, gerentes e coordenadores. “O mais importante do curso é o desenvolvimento da cultura de Segurança do Paciente, pois ela é o cerne da gestão de risco para entender como os danos ocorrem. Além disso, a implantação do núcleo deve fazer parte de uma estratégia, deve ter apoio da alta gestão e dessa forma envolver todos os profissionais”, avalia.

No curso serão discutidas as seis metas de segurança, como a identificação do paciente; prevenção de úlcera por pressão; segurança na prescrição; uso e administração de medicamentos; cirurgia segura; higiene das mãos e prevenção de quedas. Ao longo dos módulos, os métodos para implantação também serão abordados: estabelecer um fluxo de notificação de incidentes, identificação de incidentes, avaliação tratamento e monitoramento. 

O curso vem para contribuir com os esforços da ONA, de acordo com a gerente de educação da ONA, Shailiny Merlino. “Nosso foco sempre será a segurança do paciente e a metodologia de ensino a distância contribui para que qualquer profissional, independente da região, possa realizar o curso e se comprometer a melhorar a qualidade da assistência no País. O curso tem como objetivo que os profissionais trabalhem de forma mais efetiva para a cultura de segurança do paciente dentro das organizações”, explica.

Clique aqui para mais informações.

 

Entidades fundadoras / associadas

Abramge

CNS

FenaSaúde

FBH

SBAC

Unimed

CMB

ONA 2014 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS


SiteLock


Rua Bela Cintra, 986 - Cj 82 | Consolação | São Paulo/SP - 01415-002

Telefone: (11) 3121-3232 | E-mail: ona@ona.org.br

Contato imprensa: imprensa@ona.org.br


PluGzOne