FALE CONOSCO
 | PERDEU SUA SENHA? | CADASTRE-SE

1° Fórum ONA na SAHE

1° Fórum ONA de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente

Confira as fotos do evento.

n/d

As apresentações estão disponíveis em nossa biblioteca: CLIQUE AQUI

Evento aconteceu durante a primeira edição da SAHE, em SP

São Paulo, março de 2017 - A importância do disclosure dentro das organizações; os desafios de implantação da farmácia clínica; cases de sucesso de gestão de riscos em instituição privada e pública. Esses foram alguns dos assuntos discutidos durante o 1° Fórum de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente, promovido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) em parceria com o Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (IBSP), na South America Health Exhibition (SAHE), no último dia 13, em São Paulo.

 

Profissionais de diversas áreas da saúde participaram de discussões acerca da segurança do paciente. De acordo com o Dr. Dario Fortes Ferreira, um dos palestrantes e fundador do IBSP, o cuidado deve estar sempre focado no paciente. “Precisamos mover-nos além de um sistema de saúde orientado à oferta em torno do que o médico faz, para um sistema centrado no paciente, orientado para o que o paciente precisa", afirmou.

 

O disclosure é outro assunto que vem sendo amplamente discutido no Brasil e no mundo. Ele tem como base o fortalecimento e recuperação do vínculo. De acordo com Dr. Renato Vieira e a enfermeira Cristina Satoko Mizoi, da Beneficência Portuguesa de São Paulo o disclosure deve ser uma opção da instituição, não um ato heroico individual. “O fluxo do disclosure deve seguir na definição de quem o falará, o que será falado e para quem será falado. Sempre levando em consideração o luto, o vazio ou o medo do paciente ou familiar”, consideram.

 

Além disso, a importância da resiliência das organizações também foi exemplificada por meio de casos práticos sobre a gestão de riscos. Dois hospitais, um público e um privado, serviram para mostrar que é possível aprender com os erros e que o foco da gestão de risco é entender, priorizar e tomar as ações necessárias. 

 

Casos práticos para mostrar os desafios da implantação da farmácia clínica e as quatro perspectivas que devem ser trabalhadas para garantir a sustentabilidade e qualidade do sistema de saúde, o quadruple AIM, também foram discutidas ao longo do Fórum.

 

Sobre a ONA

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde, com foco na segurança do paciente. Sua metodologia de acreditação é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países.

Com 17 anos de atuação e mais de 500 instituições certificadas, a ONA se consolidou como a principal acreditação de saúde do país.

Seus manuais são específicos para nove diferentes tipos de estabelecimentos: hospitais, ambulatórios, laboratórios, serviços de pronto atendimento, home care, clínicas odontológicas, clínicas de hemoterapia, serviços de terapia renal substitutiva e serviços de diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear. A ONA também certifica serviços de apoio a instituições de saúde, como lavanderia, dietoterapia, esterilização e manipulação.

Entidades fundadoras / associadas

Abramge

CNS

FBH

FenaSaúde

CMB

SBAC

Unimed

ONA 2014 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS


SiteLock


Rua Bela Cintra, 986 - Cj 82 | Consolação | São Paulo/SP - 01415-002

Telefone: (11) 3121-3232 | E-mail: ona@ona.org.br

Contato imprensa: imprensa@ona.org.br


PluGzOne