O que é Acreditação

A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente.

Realizado de forma voluntária e reservada, o método de avaliação para Acreditação não tem caráter fiscalizatório e constitui, essencialmente, um programa de educação continuada das organizações prestadoras de serviços de saúde, revisto periodicamente para estimular a melhoria contínua.

Por não ter caráter prescritivo, a metodologia de acreditação da ONA não traz recomendações específicas sobre ferramentas, técnicas, processos ou linhas metodológicas a serem seguidas pelas organizações que se submetem à avaliação.

A metodologia ONA é a única no país que acredita em diferentes níveis, o que permite auxiliar as organizações no desenvolvimento da segurança dos processos, na gestão integrada e na maturidade institucional.


Níveis de Acreditação

A Acreditação ONA é a única no país com certificações em diferentes níveis, o que permite avaliar a melhoria contínua na gestão e nos processos das organizações de saúde.

A instituição pode ser Acreditada ONA em três níveis:

Nível 1 - Acreditado

A organização de saúde cumpre ou supera, em 70% ou mais, os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. São avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.

Certificado válido por dois anos.

Nível 2 - Acreditado Pleno

A organização precisa atender a dois critérios:

1) cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança;

2) cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.

Certificado válido por dois anos.

Nível 3 - Acreditado com Excelência

A organização precisa atender a três critérios:

1) cumprir ou superar, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança;

2) cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de gestão integrada;

3) cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

Certificado válido por três anos.

Mais detalhes sobre os padrões exigidos, a metodologia de avaliação e as diferenças entre os níveis estão disponíveis no Manual das Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde e no Manual Brasileiro de Acreditação: Serviços Odontológicos.

Os padrões ONA podem ser adotados e avaliados nos seguintes tipos de prestadoras de serviços de saúde:

  • Serviços Hospitalares;
  • Serviços de Hemoterapia;
  • Serviços Laboratoriais;
  • Serviços de Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva;
  • Serviços de Diagnóstico por Imagem, Radioterapia e Medicina Nuclear;
  • Serviços Ambulatoriais;
  • Serviços de Pronto Atendimento;
  • Serviços de Atenção Domiciliar;
  • Serviços Oncológicos;
  • Serviços de Medicina Hiperbárica;
  • Serviços de Anatomia Patológica;
  • Serviços de Atenção Primária à Saúde;
  • Serviços de Atendimento Pré-Hospitalar e Transporte Inter-hospitalar;
  • Serviços Odontológicos;
  • Serviços de Telemedicina.


O que são Selos de Qualificação

Assim como a Acreditação, a avaliação para obtenção do Selo de Qualificação ONA é voluntária, periódica e reservada. É destinado a serviços de apoio a organizações de saúde, como  dietoterapia, higienização, lavanderia, engenharia clínica, nutrição de produção e clínica, CME - central de material esterilizado e manipulação e atenção farmacêutica.

A certificação é concedida à instituição que atender aos critérios de segurança, incluindo aspectos estruturais e de gestão. O certificado é válido por um ano.

Todas as informações sobre o Selo de Qualificação estão descritas no Manual Brasileiro de Acreditação: Serviços para a Saúde - Selo de Qualificação ONA. 

Os serviços para a Saúde elegíveis são:

  • Serviço de Processamento de Roupas para a Saúde;
  • Serviço de Dietoterapia;
  • Serviço de Manipulação e Atenção Farmacêutica;
  • Serviço de Esterilização e Reprocessamento de Materiais;
  • Serviço de Engenharia Clínica;
  • Serviço de Higienização;
  • Serviços de Nutrição Clínica e de produção. 

Seja Acreditado

Organizações de todo perfil, porte ou complexidade podem se tornar acreditadas ou qualificadas, desde que cumpram os padrões estabelecidos pela ONA.

Para participar do processo de acreditação, a organização prestadora de serviços de saúde precisa cumprir minimamente requisitos de elegibilidade exigidos pela ONA:

  • Estar legalmente constituída há pelo menos 1 (um) ano
  • Possuir alvará de funcionamento
  • Possuir licença sanitária
  • Possuir licenças pertinentes à natureza da atividade
  • Possuir registro do responsável técnico, conforme o perfil da organização

Conheça as taxas para visita de certificação da ONA clicando AQUI

Conheça as taxas para visita de manutenção da certificação clicando AQUI

  

Minha organização de serviço de saúde é elegível, qual o próximo passo?

Entrar em contato com uma Instituição Acreditadora Credenciada, que será responsável por conduzir os processos de avaliação de acordo com os padrões ONA.

Saiba mais sobre o processo para avaliação de acreditação através da Norma Orientadora número 4.

Conheça os padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde disponível nos manuais da ONA: