Agenda

27/04/2023

4º SIMPÓSIO NACIONAL DE GESTÃO PÚBLICA E PRIVADA

Cenário da Saúde é tema de simpósio em Goiânia

Minicursos, painéis, workshop e palestras debaterão, em nível nacional, as tendências nos modelos de gestão na área da saúde

 

Com o tema: “O Mercado da Saúde: Tendência, Desafios e Perspectivas”, nos próximos dias 27 e 28 de abril, acontecerá, em Goiânia, o 4º Simpósio Nacional de Gestão Pública e Privada (4º SNGPP). O Teatro SESI - Centro Cultural Paulo Afonso Ferreira, foi o local escolhido para sediar o evento.

O Simpósio terá a participação de mais de 50 palestrantes de renome regional e nacional, que vão discutir temas atualizados sobre gestão estratégica público-privada, tecnologia e inovação na saúde, qualidade e segurança do paciente, custos com a saúde e a geração prateada. A programação contempla mesas redondas, minicursos, painéis, workshops e palestras.

O evento será aberto oficialmente no dia 27 de abril (quinta-feira), às 18h 30min, no auditório do Teatro SESI - Centro Cultural Paulo Afonso Ferreira, em Goiânia, com palestra magna sobre o tema “O Mercado da Saúde: Tendência, Desafios e Perspectivas”, com o palestrante Gonzalo Vecina Neto.

Organizado pelo Instituto RG de Gestão, o evento é destinado a gestores, profissionais da saúde pública e privada, empresários, administradores, secretários, acadêmicos e demais interessados. O objetivo é proporcionar um debate de ideias que permeiam o atual cenário brasileiro na área da saúde. Os desafios que este mercado evolutivo tem enfrentado e ainda enfrentará. Cerca de 600 participantes, entre profissionais e acadêmicos da área da saúde, do direito, da economia, da tecnologia da informação e das engenharias são esperados para o evento.

O cenário da saúde aponta que o Brasil possui mais de 38.798 mil estabelecimentos de saúde cadastrados. Destes, mais de 6,4 mil são hospitais, com mais de 500 mil leitos, de acordo com dados de 2021, do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).  

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) as despesas de consumo do governo com saúde totalizaram R$ 283,6 bilhões, em 2019 - o que representa 3,8% do PIB.

Os custos em saúde crescem dramaticamente, à medida que a população envelhece e isso vem acontecendo aceleradamente no Brasil. Um levantamento do IBGE aponta que pessoas com 60 anos ou mais representam 14,7% da população residente no Brasil em 2021. Em números absolutos, são 31,23 milhões de pessoas.

Diante das mudanças e desafios no cenário da saúde, durante dois dias, especialistas, de diversas áreas, estarão discutindo sobre as tendências e inovações nos modelos de gestão pública e privada. Serão abordados o papel das instituições nos quesitos Liderança, Qualidade, Segurança do Paciente, Custos, Direito Médico e Judicialização, Remuneração e Transformação Digital, benefícios da Acreditação, Governança corporativa, Compliance, Lei Anticorrupção, 50+ nas organizações, Inovação e Empreendedorismo. Inovação Técnológica.

Profissionais e estudantes interessados podem fazer suas inscrições pela plataforma: www.sympla.com.br

Informação completa no link: www.sngpp.com.br

 

Assuntos em destaque:

- Hospital do Futuro - A pandemia da COVID-19 foi o gatilho para acelerar a adoção de novas tecnologias na saúde, com a telemedicina, a cirurgia robótica, a receita médica digital com a compra online de medicamentos, por exemplo. Qual será o impacto do avanço da inteligência artificial com a chegada da internet 5G e a sensorização do cuidado nas organizações de saúde, especialmente os hospitais? Como aplicar essas tecnologias a serviço das pessoas e processos para melhorar a jornada do paciente e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência operacional dos hospitais, tornando-os mais sustentáveis?

 

Essas são algumas das questões que serão discutidas em mesa redonda, entre os seguintes participantes: engenheiro e economista João Marcelo Alves; o físico Walmoli  Gerber Jr; neurologista Vitor Gadelha; mestre em informática Alex Meincheim e o engenheiro civil Maurício Ertner de Almeida.

 

- Planejamento e Gestão de Carreira dos  50+

Com o aumento da população acima dos 50, no Brasil, ainda são tímidos os movimentos em torno de políticas públicas, legislação e práticas de gestão nas organizações, que demonstram priorizar e valorizar a geração acima de 50 anos, também conhecida como geração prateada. O escritor Fábio Rocha - autor do Livro "Diversidade Geracional: Mutações, Transformações e Impactos dos 50+ nas Organizações e na Sociedade", falará sobre o assunto.

 

- Compliance, Riscos e Lei Anticorrupção

A Lei anticorrupção é considerada um dos maiores marcos do compliance no setor da saúde no país e trouxe avanços importantes para os mecanismos de cumprimento dos atos, regimentos, normas e leis estabelecidos interna e externamente, para a integridade do ambiente empresarial, como um todo.

 

Um dos pilares mais importantes dentro dos serviços de saúde, sejam eles públicos ou privados, é a ética. Mas, o setor de saúde é uma área onde também podem ocorrer conflitos de interesse. Portanto, é necessário que as empresas deste segmento atuem em conformidade com leis e regulamentos, dando mais transparência na gestão, nas relações e, com isso, trazendo mais qualidade e segurança aos pacientes.

Os escândalos e a prisão de grandes executivos na última década, aliados à pressão popular, fizeram com que fosse aprovada a lei nº 12.846, de 1º de agosto de 2013. Conhecida como Lei Anticorrupção, em vigor desde 29 de janeiro de 2014, a norma trata da responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos de corrupção contra a administração pública, nacional ou estrangeira. O objetivo é coibir a atuação de organizações em esquemas de corrupção e, assim, evitar que grandes prejuízos sejam causados aos cofres públicos. Para discutir o assunto, estará presente a advogada em Direito Empresarial, Karine Dias Eslar.

 

- Gestão de Risco na Prática

Os riscos estão presentes em diversas situações do dia a dia e podem gerar grandes problemas, se não forem identificados e tratados. Com isso, a gestão de riscos tem se mostrado cada vez mais importante para a continuidade das empresas, pois ela faz parte de uma gestão empresarial estratégica, que está atenta aos sinais internos e externos, que possam interferir nos processos do negócio. O assunto será abordado pelo secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), Henrique Moraes Ziller.  

 

- Impacto da Tecnologia na Transformação da Gestão

Ao adotar a tecnologia como ponto de estratégia, a empresa melhora seus processos internos, aperfeiçoa seu serviço e entrega cada vez mais valor aos clientes. Com isso, ganha vantagem competitiva e é vista no mercado como uma empresa inovadora. Essa palestra será ministrada pelo consultor e escritor, José Salibi Neto.

 

- Governança Clínica: Aprendizado e Impacto na Gestão Operacional das  Organizações de  Saúde

Governança clínica é uma estratégia focada na modernização e entrega de valor em estabelecimentos de saúde. Esse modelo de gestão coloca os serviços ofertados nos centros das decisões tomadas pelos gestores, reforçando ações de fidelização dos clientes.

Isso inclui atividades desafiadoras, como monitorar a jornada do paciente em ambientes complexos como os hospitais.

O assunto será tratado pelo médico, doutor em Engenharia de Produção, Leonardo  Justin Carap.


Serviço:

4º Simpósio Nacional de Gestão Pública e Privada

Data: 27 e 28 de abril de 2023

Local: Teatro SESI - Centro Cultural Paulo Afonso Ferreira - Av. João Leite, 1013 - Santa Genoveva - Goiânia

 

Assessoria de imprensa do 4º SNGPP:

Bastidores Assessoria de Comunicação

Jornalista Doris Costa – (62) 9 9293-3240                                         

Jornalista Marilane Correntino – (62) 9 9968-3914                          

E-mail: 4sngppcomunica@gmail.com