Notícias

09/09/2020

Declaração conjunta sobre o Dia Mundial da Segurança do Paciente

Declaração conjunta sobre o Dia Mundial da Segurança do Paciente

17 de setembro de 2020

 

As sociedades técnico-científicas, redes de profissionais de saúde, conselhos profissionais, conselhos de secretarias de saúde e demais instituições direta ou indiretamente relacionadas à Segurança do Paciente, conclamam a todos, brasileiras e brasileiros, nos 26 estados e no Distrito Federal a aderirem e participarem do Dia Mundial pela Segurança do Paciente, iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

No dia 17 de setembro de 2020 será celebrado o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Neste ano, em que o mundo está enfrentando a emergência sanitária da pandemia da SARS-CoV-2, a OMS, através de seus estados-membros, lançará uma campanha mundial com o tema “Segurança do trabalhador da saúde: uma prioridade para a segurança do paciente”.

 

A pandemia da SARS-CoV-2 incidiu intensamente, também, sobre os trabalhadores da saúde, tanto na atenção hospitalar como primária. Seu ônus se expressa em números inaceitáveis de mortes, muitas das quais poderiam e podem ser evitadas com medidas como disponibilização de equipamentos de proteção individual (EPIs), treinamentos, ambientes de cuidado e processos de trabalho adequados ao tratamento de pacientes com doenças infectocontagiosas e, não menos essenciais, solidariedade, companheirismo, proteção contra o esgotamento físico e mental, manejo da ansiedade e depressão e fortalecimento da resiliência.

 

Esta situação dramática dos trabalhadores da saúde, que atuam na linha de frente do cuidado aos pacientes com a COVID-19, levou a OMS a definir “a segurança do trabalhador da saúde” como tema da campanha do Dia Mundial da Segurança do Paciente 2020, porque a “segurança do trabalhador da saúde está diretamente associada à segurança do paciente”.

 

A segurança dos trabalhadores da saúde como tema do Dia Mundial da Segurança do Paciente 2020 ganha um significado que extrapola o cenário atual da pandemia, pois direciona a atenção para os desafios que esses trabalhadores enfrentam no dia a dia, como sobrecarga de trabalho, violência, discriminação, estresse mental e doenças ocupacionais.

 

O suporte de gestores, lideranças e governos às medidas para promover a segurança dos trabalhadores da saúde é indispensável para assegurar o cuidado seguro em todos os níveis e serviços de atenção à saúde.

              O tema do Dia Mundial da Segurança do Paciente 2020 leva a OMS a apontar direcionamentos para as ações de seus Estados membros, igualmente aplicáveis a gestores e líderes da área da saúde:

 

· conciliar programas de segurança do trabalhador da saúde com os programas de segurança do paciente;

· implementar Programa Nacional de Saúde Ocupacional para os trabalhadores da saúde;

· proteger os trabalhadores da saúde da violência e da discriminação;

· melhorar o seu bem-estar mental e segurança psicológica;

· proteger os trabalhadores da saúde de riscos físicos e biológicos iminentes nos ambientes de trabalho.

 

 

 

ORIENTAÇÕES

 

Quais são os segmentos da sociedade que devem falar e lutar pela “Segurança do Trabalhador da Saúde”?

 

· Trabalhadores da saúde;

· Formuladores de políticas, reguladores, parlamentares, seguradoras e pessoas jurídicas, organizações de avaliação externa (setores de saúde, trabalho, meio ambiente e segurança);

· Líderes, administradores e gerentes de saúde;

· Instituições acadêmicas e de pesquisa;

· Pacientes, famílias, cuidadores, comunidades e o público em geral;

· Associações profissionais, organizações internacionais, parceiros de desenvolvimento, sindicatos;

· Organizações de pacientes e da sociedade civil;

· Indústria / setor privado (por exemplo, indústria farmacêutica, fabricantes de dispositivos médicos, TI, desenvolvedores digitais).

 

A chamada para ação é: como você pode melhorar a segurança dos profissionais de saúde e dos pacientes?

 

· Use as hashtags #PatientSafety #WorldPatientSafetyDay #HealthWorker e o slogan “Trabalhadores da saúde seguros, pacientes seguros” e a chamada para ação “Fale pela segurança do trabalhador da saúde” nas mídias sociais;

· Organize eventos virtuais para discutir sobre a segurança do trabalhador da saúde e segurança do paciente;

· Identifique e entre em contato com líderes e gestores da saúde para “Falar pela segurança do trabalhador de saúde!” e apoiar as atividades do Dia Mundial da Segurança do Paciente 2020;

· Grave vídeos com profissionais da saúde e autoridades públicas e divulgue nas mídias sociais, intranet e website institucional;

· Posicione sua instituição como apoiadora da “Segurança do trabalhador da saúde” por meio de uma declaração que envolva todos os colaboradores;

· Identifique e entre em contato com influenciadores digitais para apoiar as atividades do Dia Mundial da Segurança do Paciente 2020;

· Entre em contato com emissoras de rádio e televisão para “Falar pela segurança do trabalhador de saúde!”;

· Ilumine um monumento ou ponto de referência público local na cor laranja no dia 17 de setembro.

 

Fale pela Segurança do Trabalhador da Saúde! Engaje-se nessa luta! Vamos reduzir o adoecimento e as mortes de trabalhadores da saúde associados ao exercício profissional.

 

A SEGURANÇA DO TRABALHADOR DA SAÚDE É UM DIREITO.

TRABALHADORES DA SAÚDE SEGUROS, PACIENTES SEGUROS!

 

https://www.who.int/campaigns/world-patient-safety-day/2020/campaign-essentials