Duas acreditações inéditas apresentadas durante a 41ª Conferência Internacional da ISQua – International Society for Quality in Health Care
São Paulo, 13 de outubro - Na segunda mesa da
manhã, do dia 12 de outubro, a programação teve início com a palestra de
Frederico Peret, diretor-presidente da Unimed-BH. A cooperativa foi a primeira
instituição de saúde no Brasil, em rede assistencial, a obter a acreditação da
ONA – Organização Nacional de Acreditação.
“A certificação da ONA é um marco importante
na nossa trajetória. Não apenas atesta que seguimos padrões rigorosos de
qualidade e segurança, mas também demonstra que somos uma cooperativa que
coloca o cuidado no centro de tudo. Essa conquista é fruto de um trabalho
coletivo, construído com dedicação, competência e, acima de tudo, propósito”,
afirma Frederico Peret.
“A ONA nos desafia a olhar para dentro, revisar práticas, aprimorar fluxos e,
principalmente, garantir que a qualidade assistencial seja uma constante — não
apenas um objetivo, mas uma cultura. E isso tem impacto direto na experiência
dos pacientes e dos profissionais, que é e sempre será o nosso maior foco”,
reforça.
Atualmente, a Unimed-BH conta com 1.638.749
clientes (dados de julho de 2025), 5.449 médicos cooperados, atuação em 46
municípios, 400 serviços assistenciais, R$ 7,34 bilhões de faturamento e 55% de
participação de mercado.
“O processo aconteceu entre 2022 e 2024 onde realizamos
auditorias internas e externas, revisamos práticas e fluxos, investimos em
capacitações e fortalecemos o alinhamento entre equipes multidisciplinares. Foi
um processo de engajamento, participação ativa das lideranças e respostas ágeis
aos apontamentos”, explica Peret.
O executivo também destacou os desafios
enfrentados, como o fortalecimento da cultura do cuidado, a visão sistêmica e
integrada, a articulação entre diferentes serviços, a padronização de processos
de qualidade e segurança e o aprimoramento da governança clínica.
A acreditação trouxe benefícios diretos aos
pacientes, como maior segurança no atendimento, com a implantação de protocolos
assistenciais em rede, focados em condições críticas e prevalentes, redução de
riscos e eventos adversos com monitoramento contínuo dos padrões, além de
atendimento mais ágil e confiável, ambientes acolhedores e humanizados e maior
participação do paciente nas decisões sobre sua saúde.
Para a instituição, os ganhos foram
expressivos: maior engajamento das equipes, melhoria dos indicadores clínicos e
operacionais, fortalecimento da coordenação transversal entre o Núcleo de
Segurança do Paciente e o Serviço de Controle de Infecção Relacionada à
Assistência à Saúde, atração de profissionais qualificados, aumento da
confiança dos pacientes, criação da Gerência de Experiência do Paciente,
melhoria na comunicação interna, gestão baseada em riscos com foco em
resultados sustentáveis e cuidado centrado no paciente, além de um diferencial
competitivo no mercado de saúde suplementar.
Na sequência, Denise Barbosa Semeão, gerente
de Qualidade da Oncoclínicas, apresentou os desafios, aprendizados e
oportunidades de ser a primeira empresa acreditada em Rede Corporativa no
Brasil, nível Excelência.
“Iniciamos o processo em 2021, compreendendo o
modelo da companhia. Na época, o grupo crescia de forma inorgânica, e cada
clínica atuava de maneira diferente, com um modelo de negócio fragmentado.
Fizemos uma transformação: definimos políticas e diretrizes, padronizamos
processos e adotamos uma visão global de resultados. Hoje, atuamos de forma
corporativa”, explicou.
O processo de acreditação envolveu mais de 739
dias de trabalho, 30 áreas participantes, 400 requisitos avaliados, revisão e
elaboração de práticas corporativas, 150 melhorias implementadas, além da
padronização de treinamentos, painéis e materiais institucionais.
Segundo Denise, a jornada da ONA é exigente, sim.
Mas é acima de tudo, transformadora. “E o mais importante: não tem caminho de
volta. Depois que olhamos com profundidade para os processos, para os riscos e
para as oportunidades de melhoria, o único movimento passível é seguir
evoluindo. E, nessa caminhada, ninguém está sozinho. Somos um só time”,
conclui.