Notícias

03/07/2019

Hospitais são maioria entre instituições com excelência em Segurança e Qualidade


Hospitais são maioria entre instituições com excelência em Segurança e Qualidade

Levantamento da ONA mostra o papel dos serviços hospitalares na disseminação de boas práticas para todo o sistema de saúde


Entre as instituições de saúde que atendem a padrões reconhecidos de qualidade e segurança, os hospitais ainda são maioria, é que o revela os número da Organização Nacional de Acreditação, responsável há 20 anos pelo desenvolvimento e gestão dos padrões nacionais de segurança e qualidade em saúde no Brasil.


Entre as 843 instituições acreditadas pela metodologia ONA no país, 351 são hospitais. O número é mais do que o dobro das acreditações de serviços ambulatoriais, que estão em segundo lugar, com 125 estabelecimentos. E entre os hospitais acreditados, 165 possuem o mais alto nível de Excelência (ONA 3), contra apenas 31 ambulatórios. Para ter acesso aos números completos, atualizados em tempo real, acesse https://www.ona.org.br/mapa-de-acreditacoes.


"É inegável o papel dos hospitais na disseminação de boas práticas para todo o sistema de saúde. O conhecimento e a experiência gerados nesses locais são fundamentais para a difusão dessas ações", afirma Péricles Góes, superintendente técnico da ONA. 


Cássia Manfredini, gerente de Normas e Sistemas da ONA, destaca que boas práticas da qualidade em serviços da saúde, associadas à acreditação, geram outros benefícios aos hospitais. “Elas proporcionam aumento da produtividade, maior satisfação ao paciente e agrega valor à instituição. É um trabalho realizado e desenvolvido pela alta gestão, setor de qualidade e todos os colaboradores para criar e aplicar a cultura da excelência em todas as áreas”, afirma.


Sobre a ONA


A Organização Nacional de Acreditação (ONA – www.ona.org.br) é responsável pelo desenvolvimento e pela gestão dos padrões brasileiros de segurança e qualidade da saúde. Reconhecidos internacionalmente, os padrões definidos pela ONA são certificados pela International Society for Quality in Health Care (ISQua), associação formada por instituições acadêmicas e organizações de mais de 100 países, parceira da Organização Mundial da Saúde na avaliação de padrões mundiais de qualidade em saúde. 


Com 20 anos de atuação, a ONA possui mais de 800 instituições certificadas e se consolida como a principal metodologia de acreditação de saúde do país. Sua metodologia possui padrões definidos para 16 diferentes tipos de serviços para saúde, tais como: hospitais, ambulatórios, laboratórios, pronto atendimento, atenção domiciliar, hemoterapia, nefrologia e terapia renal substitutiva, medicina hiperbárica, atendimento oncológico, diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear, clínicas odontológicas,