Notícias

14/02/2020

Hugol celebra certificação de acreditado pleno da ONA

Hugol celebra certificação de acreditado pleno da ONA


O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), realizou nessa quinta-feira, 13, cerimônia para a entrega oficial do certificado ONA 2 – Acreditado Pleno à unidade pela Organização Nacional de Acreditação, acreditação hospitalar que reconhece a qualidade dos serviços oferecidos.


“O Hugol faz parte da mudança de paradigma de qualidade na prestação de serviços de saúde pelo Estado de Goiás. Ser acreditado pleno é algo para se comemorar, e que esse certificado signifique que, além da excelência na parte técnica, a unidade também preza pela parte humanística, pela empatia com os pacientes. Hoje todos somos ONA 2 e o Estado de Goiás tem nesse momento mais um passo galgado na prestação de um serviço de qualidade na área da saúde”, comentou Ismael Alexandrino, Secretário de Estado da Saúde de Goiás.


O certificado foi entregue à unidade pelo Superintendente Técnico da ONA, Péricles Góes da Cruz, e por Bruno Casagrande, Gerente de Marketing e Vendas da Fundação Vanzolini, instituição acreditadora (IAC) de referência nacional, credenciada pela ONA para a realização de avaliações, que realizou a auditoria da unidade, conforme os requisitos do Manual ONA, em dezembro de 2019. A conquista dessa certificação demostra que o Hugol está entre um seleto grupo de aproximadamente 100 hospitais no país com esse nível de acreditação.


“Uma importante conquista foi alcançada e com ela a responsabilidade de dar continuidade no processo de gestão da qualidade e segurança do paciente. Almejamos voos ainda mais altos e, para isso, precisamos continuar evoluindo, e conto com a ajuda de todos que fazem parte da família Hugol, a quem admiro como profissionais e, principalmente, como seres humanos que dedicam suas vidas por um bem maior”, relatou Hélio Ponciano Trevenzol, Diretor Geral do Hugol.


Saiba mais

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, tendo como foco principal a segurança do paciente. Sua metodologia de avaliação atende a padrões internacionais de qualidade e segurança. O Manual de Acreditação ONA é reconhecido pela ISQua (Sociedade Internacional pela Qualidade no Cuidado à Saúde, na sigla em inglês), instituição parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) e que tem entre seus membros especialistas e organizações de saúde de mais de 100 países.


A acreditação é um sistema de avaliação da qualidade de serviços de saúde a partir de critérios pré-definidos. O processo é voluntário, ou seja, é a instituição que manifesta o interesse em ser avaliada. Após a certificação, os serviços de saúde continuam sendo avaliados periodicamente durante todo o período de validade do certificado.


A certificação ONA 2 – Acreditação Plena é direcionada para instituições que, além de atender aos critérios de segurança, apresentam gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e com plena comunicação entre as atividades.