Notícias

31/10/2018

Inovação no cuidado do paciente é o foco do 3º Seminário Internacional da ONA

Inovação no cuidado do paciente é o foco do 3º Seminário Internacional da ONA 

Realizado entre os dias 25 e 27 de outubro, evento reuniu mais de 500 profissionais do setor de saúde. Na ocasião, foram anunciados os vencedores do Prêmio Melhores Práticas em Destaque. 

A participação ativa dos pacientes em seu cuidado e na melhoria da qualidade dos serviços de saúde foi o tema principal da 3ª edição do Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde, promovido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), entre os dias 25 e 27 de outubro, em São Paulo. O evento, que reuniu cerca de 500 participantes do setor da saúde, contou com a participação de speakers nacionais e internacionais.

Durante a abertura do evento, o presidente da ONA, Cláudio Allgayer, apresentou os quatro eixos temáticos que permeariam a programação - Cuidado Centrado no Paciente, Liderança, Segurança do Paciente e Inovação. “Os palestrantes - alguns dos mais conceituados nomes internacionais, se unem aos brilhantes palestrantes brasileiros para ilustrar o que há de mais novo a favor da melhoria da qualidade assistencial e do cuidado que todos nós desejamos aos pacientes”, ressalta Allgayer.

Já o Superintendente Técnico da ONA, Dr. Péricles Góes da Cruz, ressaltou a importância do seminário na humanização do cuidado com o paciente. “O evento é extremamente importante para consolidar uma ação de desenvolvimento em prol do paciente, ou seja, equipes multiprofissionais de diversos segmentos da saúde que entendam e ouçam o paciente. De forma geral, o conteúdo apresentado nesta edição foi enriquecedor para o setor e deixa um legado para a próxima edição, que está prevista para o segundo semestre de 2020, explica Péricles.

As palestras internacionais trouxeram experts da área, como Leslee Thompson, CEO da Health Standards Organization (HSO), que abordou o projeto inovador de saúde desenhada pelas pessoas – e não só para as pessoas. “É fundamental que os profissionais da saúde escutem mais o paciente, que ele esteja no centro das atenções. É desta forma que iremos melhorar e salvar suas vidas”, explicou Leslee. As demais apresentações ficaram com o gestor de Acreditação Internacional da Healthcare Accreditation and Quality Unit (CHKS), Carlos Hiram Goes de Souza, apresentou a gestão da confiabilidade e da experiência em saúde, Ezequiel García Elorrio, fundador do Instituto de Eficácia Clínica e de Saúde (Buenos Aires/Argentina), falou sobre os desafios da segurança do paciente na América Latina e John Ovretveit, diretor de Pesquisa da Karolinska Medical University (Estocolmo/Suécia) apresentou como os relatos dos pacientes podem se tornar ferramenta para a melhoria do cuidado.

Além dos palestrantes internacionais, estiveram presentes especialistas e gestores brasileiros da saúde pública e privada, entre eles: estão Vitor Manuel Jesus Mateus, secretário de Estado de Saúde do Pará, Daniel Simões, secretario-adjunto municipal da Saúde de São Paulo, Luís Márcio Araújo Ramos, diretor executivo da Fundação São Francisco Xavier, Mario Vrandecic, fundador do Biocor Instituto, e Elenara Ribas, líder do projeto Paciente Seguro PROADI-SUS/Hospital Moinhos de Vento.

O evento também contou com o anúncio dos três vencedores do Prêmio Melhores Práticas em Destaque, promovido pela ONA em parceria com a Revista Melhores Práticas. O grande vencedor foi o trabalho “Cada Minuto Conta: Impacto do Gerenciamento do Protocolo do AVC”, do Hospital Regional do Cariri. O segundo e o terceiro lugar foram, respectivamente, os projetos “Redução da dose de radiação ionizante em pacientes pediátricos submetidos a tomografia computadoriza”, do Hospital Regional de Cotia, e “Protocolo de triagem para rápida identificação e tratamento da Sepse”, do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo. Todos eles terão seus conteúdos publicados na 25ª edição da Revista MP. O trabalho vencedor estará na íntegra e os outros dois, um resumo sobre o tema.

O 3º Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde apresentou, aos participantes do primeiro dia, cursos sobre as práticas do novo Manual da ONA, resultados de hospitais acreditados e ferramentas da qualidade, incluindo as experiências no pós-acreditação. A sócia-diretora da GPeS, Health Branding and Business, Gilmara Espino, abordou a comunicação como ferramenta junto ao marketing em favor da segurança do paciente.

Os patrocinadores desta edição foram a ABRAMGE, Biomeditech, DNV-GL, Fator RH, GestQual, IBES, IQG, Qualiex, Seguros Unimed, SicoobCredicom e VG&P Advogados. Conta com apoio institucional da FBAH, FGV EAESP – GV Saúde, FEHOESP, GPeS Health Branding and Business, ISQua, IBSP, Pró-Saúde, Rede D’or São Luiz e Viver Excelência e apoio de mídia da revista Melhores Práticas, do Grupo Mídia e da Hospitalar.