Notícias

26/07/2023

Níveis 1 e 2 da Metodologia ONA poderão ser identificados no buscador do Qualiss da ANS

     A Organização Nacional de Acreditação (ONA), responsável pelo desenvolvimento e pela gestão dos padrões nacionais de qualidade e segurança do paciente, atua como Entidade Acreditadora de Serviços de Saúde e Entidade Gestora de Outros Programas junto ao Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços de Saúde (QUALISS) da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

    Um dos atributos de qualificação do Qualiss é o Certificado de Acreditação emitido pelas Entidades Acreditadoras de Serviços de Saúde. As Entidades Acreditadoras de Serviços de Saúde são pessoas jurídicas que têm reconhecimento de competência ou de metodologia de acreditação emitido pela The International Society For Quality in Health Care - ISQua para executar programas de acreditação de prestadores de serviços de saúde.

    Os prestadores de serviços acreditados nível máximo e com níveis ONA 1 e 2 podem ser consultados no buscador Qualiss por meio dos ícones referentes aos atributos:

§  Acreditação – Acreditação ONA nível 3 (https://www.ans.gov.br/qualiss-pesquisa/pages/pesquisa.xhtml);

§  Outras Certificações – Acreditação ONA níveis 1 e 2 (https://www.ans.gov.br/qualiss-pesquisa/pages/pesquisa.xhtml).


Fonte: Programa QUALISS/ANS.

   

    A ONA por ser uma entidade participante do programa Qualiss (Resolução Normativa nº 510/2022) reafirma o compromisso da Organização em disponibilizar conteúdo e cursos como apoio na atualização e na formação dos profissionais de saúde do Brasil. Constantemente, a ONA busca trazer benefícios tangíveis para as organizações de saúde acreditadas, sendo responsável por formar, atualizar e desenvolver os avaliadores do Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA).

 

Sobre o QUALISS/ANS

    O Programa QUALISS objetiva estimular a qualificação dos prestadores de serviços de saúde (hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais de saúde) e aumentar a disponibilidade de informações sobre a qualidade destes prestadores, bem como ampliar o poder de avaliação e de escolha por parte dos beneficiários de planos de saúde e da sociedade em geral. As informações são enviadas pela ONA para a ANS de forma automática. Desta forma as organizações ganham maior transparência, reputação e maior poder de negociação remuneratória com as operadoras.

    Já o Programa de Monitoramento da Qualidade Hospitalar é uma iniciativa da ANS que incentiva a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelos hospitais brasileiros. Como benefícios, este Programa contribui para o aprimoramento das práticas assistenciais, considerando a realidade de cada instituição, o estabelecimento de parâmetros de qualidade, além de estimular a cooperação para a implantação de modelos de cuidado baseados em valor, gerando maior poder de negociação remuneratória baseada em desempenho assistencial. 

 

Mais informações

Acesse o site da ONA: www.ona.org.br

Confira as Instituições Acreditadoras Credenciadas ONA: https://www.ona.org.br/acreditadoras/instituicoes-acreditadoras-credenciadas