Notícias

01/08/2019

ONA abre consulta pública para atualização do Manual do Selo de Serviços de Saúde

ONA abre consulta pública para atualização do Manual do Selo de Serviços de Saúde

O novo manual trará três novos serviços e qualquer pessoa poderá enviar suas observações até o dia 20 de agosto no site da organização

Está aberta a consulta pública para a atualização do Manual dos Serviços para a Saúde - Selo de Qualificação ONA. Qualquer profissional pode consultar o conteúdo no site e fazer as suas observações para contribuir com a nova atualização até o dia 20 de agosto.

O Manual do Selo existe desde 2011 e sua atualização ocorre a cada quatro anos. Além das categorias de serviços já existentes, como manipulação e dietoterapia, central de material esterilizado (CME) e processamento de roupas, o novo manual incluirá os serviços de higienização, engenharia clínica e nutrição produção e clínica.

O objetivo deste manual é assegurar a qualidade e segurança dos serviços por meio de padrões previamente definidos.

 

Como fazer

Acessar o portal da ONA, na opção biblioteca, escolha consulta pública manual do selo_ 2020, clique no arquivo e envie a sua análise por meio do fale conosco disponível no link dentro do próprio manual.

 

Serviço

Consulta pública para atualização Manual Brasileiro de Acreditação: Serviços para a Saúde - Selo de Qualificação ONA. Prazo: até 20 de agosto.

Acesso pelo link: https://www.ona.org.br/minha-area/biblioteca

 

Sobre a ONA

 

A ONA é responsável pelo desenvolvimento dos padrões nacionais de segurança e qualidade em saúde no Brasil e tem um papel importante na elaboração de conteúdo de apoio para avaliadores, profissionais de saúde, alunos, Instituições Acreditadoras, Organizações Prestadoras dos Serviços de Saúde e Serviços de Apoio à Saúde.

 

Com 20 anos de atuação, a ONA possui mais de 800 instituições certificadas e se consolida como a principal metodologia de acreditação de saúde do país. Sua metodologia possui padrões definidos para 16 diferentes tipos de serviços para saúde, tais como: hospitais, ambulatórios, laboratórios, pronto atendimento, atenção domiciliar, hemoterapia, nefrologia e terapia renal substitutiva, medicina hiperbárica, atendimento oncológico, diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear, clínicas odontológicas, processamento de roupas para serviços de saúde, esterilização e reprocessamento de materiais, dietoterapia e manipulação.