Notícias

03/03/2022

ONA abre inscrições para terceira turma do TeamStepps


Curso tem como foco a segurança do paciente e foi desenvolvido em parceria com instituição argentina

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) realizou live no Instagram (@acreditacao_ona), no último dia 23, para apresentar o curso TeamStepps, que já está com inscrições abertas para a terceira turma. O projeto é uma parceria da organização com o Instituto de Efectividad Clínica y Sanitaria (IECS), da Argentina, que trabalha com evidências em saúde e faz pesquisas por toda a América Latina. Entre os principais objetivos está descomplicar a qualidade da segurança do paciente com ferramentas simples que geram transformação nos processos no dia a dia das instituições de saúde.

A Dra. Elenara Ribas, médica que atua na qualificação hospitalar e é docente do curso, afirma que “O TeamStepps é um programa que foi desenhado nos Estados Unidos e hoje é utilizado em vários países do mundo como modelo de ferramentas de trabalho para saúde do paciente. Não basta ter uma equipe bem qualificada; a gente precisa criar condições para que as pessoas compartilhem ações e planos do paciente, com metodologias e ferramentas para ajudar essas pessoas a darem o melhor cuidados aos pacientes. As ferramentas, se implantadas, entregam o resultado de melhora no processo de trabalho”.

A metodologia usada no TeamStepps pode ser aplicada em várias áreas, mas a saúde tem relevante importância devido a afetar diretamente a qualidade do serviço prestado ao paciente. Natalia Hreczuch, professora do curso por parte do IECS, da Argentina, explica: “São ferramentas que visam desenvolver equipes de alta performance em qualquer trabalho que a gente faz, mas o que tem em particular dentro da saúde é que, quando não trabalhamos bem dentro da equipe, isso afeta o paciente; é um risco de segurança para o paciente, um problema de qualidade, sendo bem mais relevante desenvolver ferramentas na saúde para efetivamente trabalhar bem como equipe. Afinal, o paciente é o motivo de a equipe existir”.

Com metodologia baseada em evidências, o curso conta com experiências implementadas em várias instituições de saúde e feedbacks positivos. Gilvane Lolato, gerente operacional da ONA, informa que o saldo das duas últimas turmas foi positivo. “Muito bacana a experiência dos alunos que participaram das duas turmas anteriores. Não só o quanto eles conseguiram absorver o conteúdo, mas também como o curso foi um meio para trocar experiências, discutir sobre o assunto e ainda implantar nas suas organizações. Acho que esse é o maior propósito dessa turma do TeamStepps, que a gente consiga de fato fazer com que o conteúdo seja levado para dentro das organizações e que haja a transformação que a gente espera em prol, principalmente, da saúde do paciente”.

E para quem ainda tem dúvidas se esse conhecimento vale a pena, as docentes Elenara e Natalia frisam que é necessário para todas as pessoas que trabalham no ambiente da saúde, independentemente se você está em contato direto com o paciente ou se atua na gestão, na administração. Basta ter paixão por melhorar e querer transformar o sistema de saúde. O TeamStepps vai te ajudar na network com outros participantes, além de apresentar ferramentas relacionais, como o briefing, que será essencial para a escuta dos colaboradores por parte do líder de forma simples. Lembremos sempre: o líder de alta performance é aquele que tem uma equipe de alta performance.

O curso tem data de início marcada para o dia 6 de abril e as inscrições vão até o dia 30/03/2022 no portal da ONA (ona.org.br).