Notícias

31/01/2019

ONA comemora 20 anos, mas quem ganha o presente é você!

ONA comemora 20 anos, mas quem ganha o presente é você!

Em comemoração aos seus 20 anos, a ONA lança uma série de 12 livros digitais gratuitos sobre temas que envolvem os padrões de qualidade e segurança no setor

A Organização Nacional de Acreditação (ONA), em 2019, comemora duas décadas de atuação como responsável pelo desenvolvimento dos padrões de segurança e qualidade em saúde no Brasil. Como parte das ações para celebrar esse marco, a organização lança, nesta quinta-feira (31), uma coleção de e-books gratuitos intitulada Série 20 Anos, em que aborda os principais temas ligados à qualidade, à segurança e à gestão na área da saúde.

A série disponibiliza gratuitamente informações que, até então, ficavam restritas aos cursos promovidos pela ONA. O intuito é democratizar o acesso ao conteúdo, levando conhecimento relevante sobre segurança e qualidade para profissionais de saúde, avaliadores, pacientes e familiares, jornalistas e formadores de opinião.

Ao longo do ano, serão 12 volumes lançados mensalmente, divididos entre os seguintes temas:

  • Gestão da Qualidade em Saúde
  • Gestão por Processos
  • Gestão de Resultados dos Processos
  • Ficha Técnica de Indicadores
  • Gerenciamento de Riscos em Saúde
  • Núcleo de Segurança do Paciente
  • Fluxo de Notificação
  • Ferramentas da Qualidade
  • Avaliação dos processos
  • Cultura de Segurança
  • Sistema Brasileiro de Acreditação
  • Ciclo de Melhoria dos Processos

O lançamento das edições ocorrerá sempre na última semana de cada mês e será divulgado no site da ONA e em todas as redes sociais da organização (Instagram, Linkedin e Facebook). A série estará disponível em Publicações ONA - Série 20 Anos ONA no site da ONA.

“O principal objetivo da Série 20 Anos é oferecer um conteúdo que possa servir de base para direcionar avaliadores, alunos, profissionais e público em geral para os tópicos abordados. Entendemos que a segurança do paciente é objetivo e interesse de todos. Por isso precisamos alinhar o que falamos em relação a esses conceitos com a Metodologia Nacional de Acreditação”, explica Gilvane Lolato, Gerente de Educação da ONA.

Outra ação que promoverá a excelência no cuidado do paciente nestes 20 anos de atuação da ONA, será o retorno de webinars (seminários via web) que abordarão temas relacionados à gestão de qualidade nas instituições de saúde, segurança do paciente, melhoria contínua, entre outros. As palestras serão gratuitas e focadas para os profissionais da saúde e os avaliadores.

O primeiro webinar ocorrerá hoje dia 31 de janeiro e explicará as mudanças do Manual de Acreditação de Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde versão 2018.

Não percam as próximas seções de Webinar. As inscrições podem ser feitas diretamente no site da ONA.

Sobre a ONA

ONA é responsável pelo desenvolvimento dos padrões nacionais de segurança e qualidade em saúde no Brasil e tem um papel importante na elaboração de conteúdo de apoio para avaliadores, profissionais de saúde, alunos, Instituições Acreditadoras, Organizações Prestadoras dos Serviços de Saúde e Serviços de Apoio à Saúde.