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23/09/2019

ONA comemorou o Dia Mundial da Segurança do Paciente com ações ao longo da última semana

No dia 17 de setembro de 2019, a OMS lançou uma campanha global para criar consciência da segurança do paciente e estimular as pessoas a mostrar em seu compromisso em tornar os cuidados de saúde mais seguros.

Diariamente, pacientes sofrem danos desnecessários à saúde, e o movimento vem para ressaltar mais ainda a importância de falar sobre a Segurança do Paciente. Segundo dados da OMS, 134 milhões de eventos adversos ocorrem a cada ano devido a cuidados inseguros em hospitais de países de baixa e média renda, contribuindo para 2,6 milhões de mortes a cada ano.

Organizações e profissionais de saúde puderam demonstrar suas ações na última semana através dos grupos de Whatsapp, redes sociais e sites.

Como parte do movimento, a OMS elaborou o mapa interativo, que apresentou as ações planejadas em todo o mundo para o primeiro Dia Mundial da Segurança do Paciente.


A Organização Nacional de Acreditação (ONA), responsável pela gestão e desenvolvimento dos padrões nacionais de qualidade e segurança do paciente, que tem como missão aprimorar a gestão, qualidade e segurança da assistência no setor da saúde, por meio do Sistema Brasileiro de Acreditação, também participou da campanha, promovendo as seguintes ações:

1.   Publicação nas Redes Sociais do dia 17 ao dia 20 com fotos e textos sobre a campanha;

2.   Envolvimento dos Profissionais da ONA na Campanha;

3.   E-mail MKT sobre a campanha para todos os mailings da ONA;

4.   Assinatura da ONA para a Declaração Conjunta sobre o Dia Mundial da Segurança do Paciente idealizada pelo SOBRASP.


A Segurança do Paciente é foco da Organização Nacional de Acreditação – ONA há 20 anos. Padrões de segurança, processos bem lapidados e alta qualidade na assistência são resultados de todo trabalho que a ONA desenvolve ao longo desses anos. Não só no Dia Internacional da Segurança do Paciente, mas sempre, o paciente deve ser o centro do cuidado.

A ONA parabeniza todas as Acreditadoras e Organizações de Saúde que ajudam a disseminar a Cultura da Segurança do Paciente, seguindo as diretrizes Padrão ONA e, consequentemente, melhorando a qualidade dos serviços na saúde brasileira.


“Todo dia é dia de Segurança do Paciente”