ONA comemorou o Dia Mundial da Segurança do Paciente com ações ao longo da última semana
No dia 17 de setembro de 2019, a OMS lançou uma campanha global para
criar consciência da segurança do paciente e estimular as pessoas a mostrar em
seu compromisso em tornar os cuidados de saúde mais seguros.
Diariamente, pacientes sofrem danos
desnecessários à saúde, e o movimento vem para ressaltar mais ainda a
importância de falar sobre a Segurança do Paciente. Segundo dados da OMS, 134
milhões de eventos adversos ocorrem a cada ano devido a cuidados inseguros em
hospitais de países de baixa e média renda, contribuindo para 2,6 milhões de
mortes a cada ano.
Organizações e
profissionais de saúde puderam demonstrar suas ações na última semana através
dos grupos de Whatsapp, redes sociais e sites.
Como parte do movimento,
a OMS elaborou o mapa interativo, que apresentou as ações planejadas em todo o
mundo para o primeiro Dia Mundial da Segurança do Paciente.
A Organização Nacional de Acreditação (ONA), responsável pela gestão e
desenvolvimento dos padrões nacionais de qualidade e segurança do paciente, que
tem como missão aprimorar a gestão, qualidade e segurança da assistência no
setor da saúde, por meio do Sistema Brasileiro de Acreditação, também
participou da campanha, promovendo as seguintes ações:
1. Publicação nas Redes Sociais do dia 17 ao dia 20 com
fotos e textos sobre a campanha;
2. Envolvimento dos Profissionais da ONA na Campanha;
3. E-mail MKT sobre a campanha para todos os mailings
da ONA;
4. Assinatura da ONA para a Declaração Conjunta sobre o
Dia Mundial da Segurança do Paciente idealizada pelo
SOBRASP.
A Segurança do Paciente é foco da Organização Nacional de Acreditação – ONA há
20 anos. Padrões de segurança, processos bem lapidados e alta qualidade na
assistência são resultados de todo trabalho que a ONA desenvolve ao longo
desses anos. Não só no Dia Internacional da Segurança do Paciente, mas sempre,
o paciente deve ser o centro do cuidado.
A ONA parabeniza todas as Acreditadoras e Organizações de Saúde que ajudam a disseminar a Cultura da Segurança do Paciente, seguindo as diretrizes Padrão ONA e, consequentemente, melhorando a qualidade dos serviços na saúde brasileira.
“Todo dia é dia de Segurança do Paciente”