Notícias

28/04/2022

ONA dialoga como envelhecer de forma saudável em parceria com a TV Doutor

Em live realizada ontem, 27, no Instagram da Organização Nacional de Acreditação (ONA), Gilvane Lolato, gerente operacional da instituição, trouxe como convidada a médica Natália Garção, assistente da equipe de geriatria da retaguarda do hospital Sírio Libanês, para dialogar sobre como se preparar para um envelhecimento saudável. A transmissão foi feita em parceria com a TV Doutor, healthtech que produz conteúdo personalizado e saudável para TVs de clínicas, laboratórios, consultórios e hospitais.

A Dra. Natália traz como ponto de atenção o olhar para o envelhecimento de forma preventiva. “O envelhecimento é um processo que vai acontecer para todo mundo. A partir do momento em que a gente atinge a maturidade, começamos a envelhecer, e aqui é o primeiro ponto de atenção. Não podemos começar a observar o envelhecimento quando chegarmos aos 60, 70, 80 anos. Temos que pensar o quanto antes, já que esse é um processo heterogêneo de pessoa para pessoa”, explica.

 A médica ainda ressalta que tal processo não depende unicamente de uma boa genética, como pensávamos até pouco tempo. “Este processo não é proativo. Hoje, vemos que ele é extremamente ativo, influenciado por uma infinidade de fatores. Por um lado, isso é muito bom, já que existem várias coisas que podemos fazer para envelhecer bem. Por outro, temos que tomar cuidado, pois o envelhecimento, muito dele, dependente de nós.”

Você deve estar se perguntando: mas o que podemos fazer para ajudar nosso corpo a ter um envelhecimento saudável? Pensar em longo prazo é o primeiro passo. A Dra. Natália frisa que o ambiente também vai influenciar sobremaneira o processo. “Não falo em ambiente físico, o local onde a gente está, mas a nossa alimentação, a forma como estamos do ponto de vista psicológico, nossa condição física. São muitas coisas externas que influenciam o organismo a ponto de mudar a expressão dos nossos jeitos.” Hábitos saudáveis devem ser adquiridos o quanto antes. Costumamos dizer que não temos tempo, mas parafraseando o filósofo Mario Sergio Cortella, “Quando você diz que não tem tempo para algo é porque aquilo não é prioridade para você”. Então, vamos começar hoje?

A live completa está salva no Instagram da ONA. Não deixe de conferir!

Instagram ONA