Notícias

12/03/2019

ONA investe em segurança de dados

Como parte da evolução em seu processo de segurança de dados, a Organização Nacional de Acreditação (ONA) vem investindo em certificações de segurança digital desde 2016, com padrões de acreditação internacionais que garantem a precisão, integridade, confiabilidade e confidencialidade das informações internas e externas geradas pela organização. Atualmente, cerca de 90% dos processos da ONA são informatizados.

 

No final de 2018, uma nova iniciativa foi implementada para aumentar a segurança dos dados produzidos e processados pela ONA: a centralização da gestão do servidor em uma plataforma na nuvem. Isto significa que todas as informações armazenadas, como dados referentes à certificação e educação, entre outros, agora estarão concentradas em um servidor com altos padrões de segurança e administrados diretamente pelos setores responsáveis da organização.

 

Atualmente, a organização possui as seguintes certificações em seus sistemas de informação de acordo com os padrões de acreditação da ISQua, que auxiliam na segurança das informações na ONA:

 

EV SSL (Extended Validation SSL): É o certificado de maior confiança que existe no mercado e vem com um indicador visual único: quando o https for acessado, a barra de endereço do navegador fica verde, sinalizando mais segurança aos visitantes do seu site. Os certificados EV SSL, ajudam a proteger contra ataques de phishing. Eles funcionam associados a navegadores web de alta segurança de maneira que os visitantes do website com um Certificado Digital EV SSL verão uma "Barra de Endereços Verde". Os Certificados Digitais EV SSL são um novo padrão de mercado para a verificação de identidades de sites de e-commerce desenvolvido pelo CA/B Forum.

 

SiteLock: É uma ferramenta de segurança baseada na cloud que analisa o sítio web, procurando malware e vulnerabilidades. O SiteLock não só detecta ameaças, como também corrige os problemas ou riscos de segurança que encontra no seu espaço web, tomando grande cuidado para assegurar que a informação certificada é atual e precisa.