ONA promove 9° Encontro de Avaliadores
Entre os dias 2 e
3 de fevereiro, o auditório TOTVS, em São Paulo, recebeu o colegiado de mais de
200 avaliadores em formato híbrido. O evento marca o retorno à modalidade
presencial após quatro anos
A Organização Nacional
de Acreditação (ONA) promove anualmente, entre janeiro e fevereiro, o Encontro
de Avaliadores ONA para atualizar o aprendizado dos profissionais, bem como
debater temáticas relevantes para o setor e metas para o ano que se inicia. Em
sua nona edição, realizada de forma híbrida no auditório TOTVS, em São Paulo
(SP), com o apoio da TOTVS e da Nestlé, o evento marcou o retorno à modalidade
presencial após dois anos e recebeu o colegiado de mais de 200 avaliadores.
“Pra nós, é uma grande satisfação este reencontro. Depois de dois
anos on-line, poder estar com vocês presencialmente aqui é muito bom.
Quero das as boas-vindas também a todos os colegas que estão on-line,
pois acho que o futuro é híbrido, então este tipo de evento deverá se perpetuar
na medida em que a gente consegue abrir oportunidade de capacitação para o
maior número de pessoas em um país grande e complexo como o Brasil”, disse o
presidente da ONA, Fábio Leite Gastal, na cerimônia de abertura do evento.
Atualmente, a ONA já soma mais de 5 mil avaliadores
capacitados, o que gera qualificação para o sistema de saúde. “Nós também
estamos dando a nossa contribuição para a melhoria da assistência por meio da
qualidade de vocês individualmente como profissionais e como pessoas. E para a
gente, para o sistema, ter esse colégio com mais de 800 avaliadores devidamente
habilitados e vinculados às instituições acreditadoras é um ativo estratégico
fundamental”, ressaltou Gastal.
O sistema da ONA é o terceiro maior em Acreditação no mundo,
ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Canadá. Recentemente, o Manual de
Acreditação das Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde da ONA foi
certificado e revalidado pela International Society for Quality in Health Care
(ISQua) para o período 2023-2027, validando o Sistema Brasileiro de Acreditação
internacionalmente.
“Graças a vocês, avaliadores, é que nós conseguimos crescer a
cada ano que passa. Graças a vocês, que estão no campo, em contato direto com
as organizações de saúde, as instituições acreditadoras, todos nós conseguimos
promover uma transformação neste país, e eu tenho certeza de que já modificou
bastante a impulsão de todos os processos de Acreditação constituídos desde a
fundação da ONA, há 23 anos, até os dias de hoje”, afirmou o superintendente
técnico da Organização, Péricles Góes da Cruz.
Durante os dois dias de evento, a ONA promoveu palestras
incríveis e debates com foco nas experiências das organizações de saúde nas
temáticas Atenção Primária à Saúde, Serviços de Atendimento Pré-Hospitalar e
Transporte Inter-Hospitalar, Gestão Financeira, Gestão de Mudanças e Meio
Ambiente, Responsabilidade Social e Governança, além de duas oficinas práticas
(Workshop Assistência Nutricional; e Casos
Práticos do Processo de Avaliação), cujo objetivo foi a troca de know-how entre
os profissionais da área.
“Ser
avaliador também é sinônimo de emoção. Por isso, achamos importante discutir os
casos práticos, trazer os desafios e a realidade durante o Encontro de
Avaliadores. Nestes dois dias de trocas, ficou evidente o quanto é importante
essa relação entre avaliador e organização, o quanto todo mundo aprende, a
evolução ao longo desta jornada. Tivemos depoimentos emocionantes!”, contou
Gilvane Lolato, gerente operacional da ONA.
Para 2023, a ONA pretende atingir um patamar diferenciado em
termos de tecnologia, conforto e usabilidade para os avaliadores, as
instituições acreditadoras e os próprios clientes, tanto hospitais quanto
profissionais de saúde que usam a Organização como um processo de educação,
capacitação, treinamento e, ao mesmo tempo, empregabilidade.
Veja, a seguir, um quadro-resumo dos dois dias de evento.
Dia 1 Abertura
e Resultados ONA Fábio Leite Gastal, presidente da ONA Péricles Góes da Cruz, superintendente técnico da
ONA
Palestra
magna “Cenários e tendências do Setor Saúde” Helton Freitas, Desde 2015, presidente da Seguros Unimed e
CEO da InvestCoop Asset Management Atenção
Primária à Saúde – Experiência de Organização de Saúde Audrey Rippel, diretora
da HSB/A (Health Search Brasil Americas) Fernanda
Fuscaldi, gerente de Qualidade no Centro de Estudos
e Pesquisas Dr. João Amorim
Oficina
Prática I – Workshop Assistência Nutricional para Avaliadores Patrícia Calesco Ferreira, membro
do Departamento Médico e Científico da Nestlé Health Science
Serviços de Atendimento Pré-Hospitalar e
Transporte Inter-Hospitalar – Experiência de Organização de Saúde Antonio Claudio de Oliveira, docente
de Emergência em Pós-Graduação Rubia Mara Simões Martins, coordenadora
médica de Qualidade, Segurança e Perícias da Unimed Vitória |
Dia 2
Oficina
Prática II – Troca de Experiência entre Avaliadores Equipe ONA
Gestão
Financeira Arnaldo
Monfredini, gestor de Negócios e Ofertas na empresa TOTVS S/A
Gestão
de Mudanças Camila
Sardenberg, diretora corporativa de Qualidade e Segurança do Paciente da Rede
Santa Catarina
ESG –
Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Governança Roseli
Machado, líder de Projetos e
Estratégia ESG na TOTVS
Casos
Práticos da Avaliação Técnica dos Relatórios e Observador ONA Equipe ONA |