ONA terá acreditação para telemedicina, cuidado domiciliar e atenção primária, entre outros
ONA terá acreditação para telemedicina, cuidado domiciliar e atenção primária, entre outros
Válida a partir de 2022, nova edição do Manual de Acreditação da ONA foi desenvolvida com apoio de 100 profissionais de todo o país
A Organização Nacional de Acreditação (ONA) faz o pré-lançamento do novo Manual para Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde (OPSS), edição 2022/2025. A revisão traz novidades como: telemedicina, cuidado domiciliar, atenção primária, entre outros. E conta com mais 100 profissionais de diversas áreas que foram envolvidos para realizar a revisão e atualização do novo Manual. Composto e dividido por um comitê executivo e grupos e trabalhos, de representantes da ONA, cada instituição acreditada, as IACs, avaliadores, especialistas convidados e membros da sociedade de especialistas.
A publicação inclui seis novas subseções relacionadas à odontologia, atenção domiciliar e oftalmologia, atenção primária, Atendimento Pré Hospitalar e Remoção Inter Hospitalar e telemedicina. O serviço de anatomia patológica, que já era contemplado em edições anteriores, recebeu maior destaque fazendo parte das Normas de Avaliação.
“O Manual OPSS também é submetido à avaliação e certificação da ISQua (órgão que certifica organismos de certificadores), e por isso nosso trabalho é minucioso em relação às seções e subseções”, esclarece Gilvane Lolato, gerente da ONA.
Além dos novos conteúdos, haverá novidades no formato de apresentação dos requisitos. “As dimensões da qualidade e fundamentos de gestão serão apresentadas também de forma ilustrativa, com uso de infográficos e desenhos esquemáticos. Isso facilitará a compreensão dos padrões tanto por parte dos avaliadores quanto das organizações que buscam a acreditação”, completa Gilvane.
“Queremos dinamizar cada vez mais a avaliação, e isso significa que, durante 2021 e 2022, teremos muitas novidades. A ideia é que as organizações acreditadas, ao longo do processo, conquistem uma maturidade muito maior, com modelos de gestão eficientes, maior consistência nos processos e maior segurança para os pacientes. A ONA tem como missão fundamental incentivar as organizações de saúde a aprimorar cada vez mais a gestão e a qualidade da assistência”, afirma Péricles Góes da Cruz, superintendente Técnico da ONA.
Para mais informações sobre as novidades do Manual, veja a série de vídeos sobre o tema no YouTube da ONA.
Grupos de trabalho
Veja quem são os especialistas que participaram da elaboração do Manual de Acreditação ONA 2022/2025 AQUI
Sobre a ONA
A Organização Nacional de Acreditação (ONA - www.ona.org.br) é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. Hoje mais de 80% das instituições acreditadas no Brasil adotam o padrão ONA. Além de referência nacional, os padrões ONA são reconhecidos no exterior. A ONA é membro da International Society for Quality in Health Care (ISQua), atuando ao lado de instituições que promovem a qualidade de saúde em diversos países do mundo.