Sobre a ONA

20 ANOS

RESUMO

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde.

Desde 1999, a ONA trabalha para que as instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente.

Hoje mais de 80% das instituições acreditadas no país adotam os padrões ONA.

Além de referência nacional, os padrões ONA são reconhecidos no exterior. A ONA é membro da International Society for Quality in Health Care (ISQua), atuando ao lado de instituições que promovem a qualidade da saúde em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá.

Os padrões ONA podem ser adotados por:

  • Hospitais
  • Ambulatórios
  • Laboratórios
  • Serviços de Pronto Atendimento
  • Home Care
  • Serviços Oncológicos
  • Serviços de Medicina Hiperbárica
  • Serviços de Hemoterapia
  • Serviços de Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva
  • Serviços de Diagnóstico por Imagem, Radioterapia e Medicina Nuclear
  • Serviços Odontológicos
  • Serviços de Processamento de Roupas para a Saúde
  • Serviços de Dietoterapia
  • Serviços de Manipulação
  • Serviços de Esterilização e Reprocessamento de Materiais
  • Serviços de Engenharia Clínica
  • Serviços de Higienização
  • Serviços de Telemedicina
  • Serviços de Anatomia Patológica; 
  • Serviços de Atenção Primária à Saúde;
  • Serviços de Atendimento Pré-Hospitalar e Transporte Inter-hospitalar;


Missão

Aprimorar a gestão, qualidade e segurança da assistência no Setor Saúde, por meio do Sistema Brasileiro de Acreditação.

Visão

Tornar a Acreditação ONA reconhecida pela sociedade brasileira como sinônimo de segurança, qualidade e credibilidade no Setor Saúde.

Valores

  • Transparência em suas ações
  • Respeito individual e coletivo
  • Confidencialidade
  • Aperfeiçoamento contínuo
  • Desenvolvimento participativo
  • Credibilidade
  • Sustentabilidade como fator de crescimento

ONA em números

A cada dia, mais organizações estão se unindo por uma saúde dentro dos padrões. Confira alguns números:

Crescimento médio de 15% de instituições certificadas ao ano.

Mais de 2.500 certificações homologadas desde a fundação da ONA.

Mais de 10.000 exemplares vendidos do Manual de Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde.

Mais de 800 profissionais cadastrados no sistema ONA Integrare aptos na metodologia ONA.

*Dados atualizados em janeiro de 2019


Governança

A ONA tem o objetivo de disseminar um atendimento de saúde dentro dos padrões de qualidade e segurança. Por este motivo aplicamos as melhores práticas e a máxima transparência também no processo de governança corporativa.

O Conselho de Administração da ONA atualmente é composto por sete representantes das seguintes entidades:

Triênio 2021 - 2024

  • Fabio Leite Gastal - Presidente - Unimed do Brasil (Unimed)
  • Luiz Fernando - Vice-Presidente - Federação Brasileira de Hospitais (FBH)
  • Breno de Figueiredo Monteiro - Vice-Presidente - Confederação Nacional da Saúde (CNSaúde)
  • Flaviano Feu Ventorim  - Conselheiro - Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hosp. e Entidades Filantrópicas (CMB)
  • Paulo Aparecido Brandão Pinto - Conselheiro - Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC)
  • Cassio Ide Alves - Conselheiro - Associação Brasileira de Medicina de Grupo (ABRAMGE)
  • Cesar Sérgio Cardim Júnior - Conselheiro - Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde)