Notícias

17/04/2020

Brasil chega a 900 organizações acreditadas com padrão ONA

Com mais de 30 anos de mercado, a Vita Hemoterapia, de Belo Horizonte/MG, é 900º organização de saúde a ser certificada pela ONA (Organização Nacional de Acreditação). Esse marco para a saúde brasileira ocorre em meio à pandemia de coronavírus, e demonstra a solidez das organizações de saúde no país. Mais de 80% das instituições de saúde acreditadas no Brasil adotam os padrões ONA. A conquista foi concedida pela ONA em 3 de abril como Acreditado Pleno.

Veja a lista completa de instituições de saúde acreditadas.

Para ser acreditada, a organização de saúde precisa comprovar que adota padrões de segurança do paciente e qualidade reconhecidos internacionalmente, que constam nos Manuais de Acreditação da ONA.  Esses padrões são avaliados por Instituições Acreditadoras credenciadas pela ONA dentro das regras definidas pelo Sistema Brasileiro de Acreditação.

Com o crescimento consistente das certificações desde a fundação da ONA, pode-se prever o alcance de 1.000 organizações acreditadas pela ONA até 2021.

“Por meio de governança, excelência operacional, qualidade assistencial e foco constante no paciente, as organizações que adotam os padrões ONA desenvolvem ambientes mais seguros para os pacientes e seus familiares. A certificação também valoriza o trabalho dos profissionais de saúde que atuam nestas Organizações, além de ser um diferencial de mercado para a instituição”, explica Péricles Góes da Cruz, Superintendente Técnico da ONA.

A ONA conta com padrões específicos para diferentes tipos de organização, tais como: hospitais, ambulatórios, laboratórios, pronto atendimento, hemoterapia, serviços oncológicos, hospitais dia, nefrologia crônica e aguda, terapia renal substitutiva, serviços de manipulação, atenção domiciliar, processamento de roupas, serviços odontológicos, programas de saúde e prevenção de riscos, medicina hiperbárica, esterilização e processamento de materiais, atenção farmacêutica para a saúde, nutrição de produção clínica e dietoterapia. 

Ampliando gradativamente o conjunto de organizações acreditadas pelos padrões ONA, procuramos manter a linha de atuação da ONA desde sua fundação, aprimorando a gestão, qualidade e segurança da assistência no setor saúde por meio do Sistema Brasileiro de Acreditação.