Notícias

17/04/2024

ONA promove "Curso de Gestão de Comunicação na Saúde” direcionados para gestores de comunicação e equipes de liderança


São Paulo, abril de 2024 - A habilidade de transmitir informações de forma clara, empática e precisa é essencial para promover a saúde, garantir a segurança dos pacientes e fortalecer a relação entre profissionais de saúde e suas comunidades.

Atualmente, o Brasil conta com cerca de 380 mil organizações de saúde, abrangendo hospitais, laboratórios, clínicas e outros estabelecimentos, de acordo com dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Além disso, a cada ano, novos estabelecimentos são inaugurados, o que proporciona um crescimento contínuo e novas oportunidades no mercado de trabalho. Esse cenário dinâmico oferece uma variedade de opções para profissionais qualificados e interessados em contribuir para o setor, seja atuando diretamente na prestação de cuidados, na gestão de serviços de saúde ou em áreas relacionadas, como a comunicação e a administração hospitalar.

Neste contexto, o curso de Gestão da Comunicação da ONA – Organização Nacional de Acreditação – destaca-se como uma ferramenta fundamental na capacitação de profissionais para lidar, de forma eficaz, com a comunicação tanto interna quanto externa.

O curso é liderado pelo doutor J. Antônio Cirino, renomado especialista em Comunicação e Sociabilidade, com doutorado pela UFMG e pós-doutorado em Comunicação e Cultura pela UFRJ, além de estar atualmente em um novo estágio pós-doutorado em Informação e Comunicação na Universitat de Barcelona (Espanha). É autor do livro "Gestão da Comunicação Hospitalar" e atua como professor titular na ONA.

Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência na área, doutor Cirino traz uma perspectiva única e abrangente para o curso, combinando teoria e prática para oferecer aos participantes uma compreensão aprofundada dos desafios e oportunidades da comunicação na área da saúde, incluindo gerenciamento de crises. Sua liderança e expertise garantem um ambiente de aprendizado relevante, capacitando os profissionais a aplicarem efetivamente os conceitos e estratégias abordados no curso em suas práticas diárias.

Saber gerenciar uma situação de crise é essencial para garantir que os hospitais estejam preparados para lidar com eventos inesperados de forma eficaz e responsável. "Incluímos diretrizes claras sobre como comunicar incidentes de segurança do paciente, responder a perguntas e preocupações dos pacientes e suas famílias, e gerenciar a reputação da instituição durante períodos de crise."

“Para garantir uma comunicação homogênea e eficaz numa situação de crises, incluímos diretrizes claras sobre como comunicar incidentes de segurança do paciente, responder a perguntas e preocupações dos pacientes e suas famílias, e gerenciar a reputação da instituição durante este período”, comenta o mestre.

Curso: Gestão da Comunicação em Saúde

Acesse: https://www.ona.org.br/

Modalidade: à distância

Carga horário: 40 horas

Valor: R$ 600,00