ONA promove "Curso de Gestão de Comunicação na Saúde” direcionados para gestores de comunicação e equipes de liderança
São Paulo, abril de 2024 - A
habilidade de transmitir informações de forma clara, empática e precisa é essencial
para promover a saúde, garantir a segurança dos pacientes e fortalecer a
relação entre profissionais de saúde e suas comunidades.
Atualmente, o Brasil conta
com cerca de 380 mil organizações de saúde, abrangendo hospitais, laboratórios,
clínicas e outros estabelecimentos, de acordo com dados do Cadastro Nacional de
Estabelecimentos de Saúde (CNES). Além disso, a cada ano, novos estabelecimentos
são inaugurados, o que proporciona um crescimento contínuo e novas
oportunidades no mercado de trabalho. Esse cenário dinâmico oferece uma
variedade de opções para profissionais qualificados e interessados em
contribuir para o setor, seja atuando diretamente na prestação de cuidados, na
gestão de serviços de saúde ou em áreas relacionadas, como a comunicação e a
administração hospitalar.
Neste contexto, o curso de
Gestão da Comunicação da ONA – Organização Nacional de Acreditação – destaca-se
como uma ferramenta fundamental na capacitação de profissionais para lidar, de
forma eficaz, com a comunicação tanto interna quanto externa.
O curso é liderado pelo
doutor J. Antônio Cirino, renomado especialista em Comunicação e Sociabilidade,
com doutorado pela UFMG e pós-doutorado em Comunicação e Cultura pela UFRJ,
além de estar atualmente em um novo estágio pós-doutorado em Informação e
Comunicação na Universitat de Barcelona (Espanha). É autor do livro
"Gestão da Comunicação Hospitalar" e atua como professor titular na
ONA.
Com uma sólida formação
acadêmica e vasta experiência na área, doutor Cirino traz uma perspectiva única
e abrangente para o curso, combinando teoria e prática para oferecer aos
participantes uma compreensão aprofundada dos desafios e oportunidades da comunicação
na área da saúde, incluindo gerenciamento de crises. Sua liderança e expertise
garantem um ambiente de aprendizado relevante, capacitando os profissionais a
aplicarem efetivamente os conceitos e estratégias abordados no curso em suas
práticas diárias.
Saber gerenciar uma situação
de crise é essencial para garantir que os hospitais estejam preparados para
lidar com eventos inesperados de forma eficaz e responsável. "Incluímos
diretrizes claras sobre como comunicar incidentes de segurança do paciente,
responder a perguntas e preocupações dos pacientes e suas famílias, e gerenciar
a reputação da instituição durante períodos de crise."
“Para garantir uma
comunicação homogênea e eficaz numa situação de crises, incluímos diretrizes
claras sobre como comunicar incidentes de segurança do paciente, responder a
perguntas e preocupações dos pacientes e suas famílias, e gerenciar a reputação
da instituição durante este período”, comenta o mestre.
Curso: Gestão da Comunicação
em Saúde
Acesse: https://www.ona.org.br/
Modalidade: à distância
Carga horário: 40 horas
Valor: R$ 600,00