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31/03/2021

ONA premia Melhores Práticas em Segurança do Paciente




Conheça os vencedores do primeiro, segundo e terceiro lugar, anunciados durante o Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde



A Organização Nacional de Acreditação (ONA) anunciou os ganhadores do Prêmio Melhores Práticas em Destaque, que laureia boas práticas de segurança do paciente. O anúncio foi feito durante o 4º Seminário Internacional de Segurança do Paciente em Acreditação em Saúde, promovido pela ONA em formato 100% digital. O evento reuniu mais de 9.000 inscritos e contou com palestrantes nacionais e internacionais. 


Os ganhadores do Prêmio Melhores Práticas em Destaque foram


1º lugar – Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará 

Projeto: Melhoria PAV 

Programa de melhoria contínua adotado frente a elevadas taxas de incidência de PAV (pneumonia associada à ventilação mecânica) no setor de UTI. 

“Um dos desafios era a redução de 50% da densidade de incidência de PAV na UTI adulto no período de 2018 a 2020. Trabalhamos com a Ronda de Liderança e Quadro de aprendizagem, que é apresentado uma vez por semana para a alta gestão, com o objetivo de avaliar os indicadores por incidência por infecção”, comentou Sheila Mara Bezerra de Oliveira, do Hospital do Baixo Amazonas do Pará. 


2º lugar – Hospital Regional de Cotia 

Projeto: Estratégia de Metas Internacionais de Segurança Paciente em tempos de pandemia 

O projeto tinha como objetivo sensibilizar e capacitar os colaboradores sobre a temática da segurança do paciente e fortalecer essa cultura, utilizando formas de interagir que mantivessem os protocolos de segurança e distanciamento social na pandemia do COVID-19.

“Fizemos estratégias de interação in loco, rodas de conversa, treinamento EAD sobre metas Internacionais de Segurança, ranking diário de participação das equipes, entregamos cartilhas interativas para auxiliar o processo de fixação, premiamos um colaborador por participar das atividades propostas”, explicou Marta Lopes, colaboradora do Hospital Regional de Cotia. 


Ela ainda reforça que conversar com as pessoas fez toda a diferença no processo. “Os times queriam estar 100% e fazer o seu setor fazer parte das ações. Essa disseminação de conhecimento, de práticas e de saberes contribui para o fortalecimento e cultura da segurança do paciente e com certeza para adesão de melhores prática em saúde.” 


3º lugar- Hospital Geral de Caxias do Sul

Projeto: "Maria do Risco": ação andragógica com foco no Protocolo de Cirurgia Segura

Um dos objetivos da Cirurgia Segura é impedir a retenção não intencional de materiais/instrumentais na cavidade operatória do paciente. Representantes do Hospital explicam que, apesar de possuírem rotinas bem delineadas para a segurança cirúrgica na instituição, foram detectadas que algumas falhas na contagem de instrumentais vinham acontecendo eventualmente, já que os colaboradores da lavanderia acabavam encontrando tais materiais nos enxovais provenientes das salas cirúrgicas.

A fim de mitigar a incidência de falhas nas contagens de instrumentais, percebeu-se que era necessário realizar uma atividade que fizesse os colaboradores refletirem e sensibilizarem-se a aderir às práticas de segurança. Dessa forma, planejou-se uma ação educativa que abordou o tema utilizando-se de técnicas andragógicas.

“É diferente trabalhar com este foco da andragogia, principalmente trazendo o envolvimento e colocando as experiências e a motivação desses profissionais no pacote. Essa ação mostrou o quanto é mais efetivo utilizarmos esse tipo de capacitação”, completou Ramone do Amaral Bertussi, do Hospital Caxias do Sul. 





Pré-lançamento do livro Jornada da Acreditação


No evento também foi feito o pré-lançamento do livro Jornada da Acreditação, feito em parceria com autores convidados pela ONA. Na publicação, estão reunidas reflexões de 20 anos de trabalho da ONA para a qualidade do setor de saúde e a segurança do paciente. Também é abordado com profundidade como é realizado o processo de acreditação.


“Em forma de comemoração dos 20 anos da ONA, pensamos internamente em estruturar o conteúdo bastante consistente e agregador para a todas essas partes interessadas no Sistema Brasileiro de Acreditação. Este livro é distribuído gratuitamente e foi construído com muito carinho para você, profissional da saúde, para que ele ajude no seu dia a dia”, ressaltou Gilvane Lolato, gerente de Educação da ONA




Sobre a ONA

A Organização Nacional de Acreditação (ONA - www.ona.org.br) é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. Hoje mais de 80% das instituições acreditadas no Brasil adotam o padrão ONA. Além de referência nacional, os padrões ONA são reconhecidos no exterior. A ONA é membro da International Society for Quality in Health Care (ISQua), atuando ao lado de instituições que promovem a qualidade de saúde em diversos países do mundo.