Agenda

31/01/2024

Programação 10° Encontro de Avaliadores

10° Encontro de Avaliadores

 

São Paulo, 01 e 02 de fevereiro de 2024

 

 

Quinta-feira, 01 de fevereiro

 

08h00 Boas-vindas e Credenciamento

 

08h30 Abertura e Resultados ONA

Dr. Fábio Leite Gastal, Presidente ONA

 

09h00 Palestra Magna – Desenvolvimento de avaliadores líderes e seu impacto em uma avaliação para acreditação

Miguel Paiva (online)

Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga

 

Moderador: Dr. Péricles Góes da Cruz, Superintendente técnico ONA

 

10h00 Intervalo

 

10h30 Bioética e sua importância na avaliação para acreditação

Mariana Menegaz

Doutoranda em Bioética pela UnB. Mestre em Direito pela UNESP. Diretora do IBDPAC. Membro da SOBRASP. Advogada.

 

Moderador: Allan Kern

Sócio-diretor da Allan Kern – Treinamento e Consultoria em Saúde, acumulando mais de 30 anos de experiência em gestão da qualidade e segurança. Consultor chancelado pela ONA em gestão hospitalar. É docente convidado em renomadas instituições acadêmicas e conteudista na ONA. Autor de sete livros e de diversas publicações sobre qualidade e segurança em Saúde. Atuou como avaliador do Sistema Brasileiro de Acreditação.

 

11h15 Os avanços na Telessaúde

Professor Chao Lung Wen

 

Moderador: Gileno Ferraz - ONA

Bacharel em ciência da computação com MBA em Finanças e mestrado em engenharia de produção. Atua na área de saúde a mais de 25 anos, com grande experiência em telemedicina, telessaúde,  tecnologia, data analytics  e gestão em saúde. Professor da Faculdade Unimed nas disciplinas de Telemedicina, Inteligência Artificial e Gerenciamento de Pacientes. Head da área de tecnologia da ONA desde outubro de 2022.

 

12h00 Almoço

 

14h00 Experiências de Organizações Acreditadas: O impacto da Acreditação, seus desafios e oportunidades

Karina Carla Melo de Souza - Colsan - Hemocentro de Jundiaí

Gestora da qualidade, formada em Tecnologia da Gestão da Qualidade, com MBA em Segurança do Paciente e Graduanda em Enfermagem. Possui 19 anos de experiência na área da Qualidade, com passagem e consultoria em grandes empresas como Procter& Gamber, Sabesp, Starret, Sotrec, Brazul ,Tegma e COLSAN. Na Colsan já atua há 11 anos, garantindo a qualidade no processo do trabalho da Associação e implantando ações como a semana da qualidade, jornada da transfusão segura e diversos projetos voltados à disseminação da cultura da qualidade e segurança. É uma entusiasta e defensora da Gestão na Qualidade no sucesso e compromisso de uma Organização com o ideal de melhoria contínua.

 

Moderadora: Audrey Rippel

Mestre em Calidad e Seguridad del Paciente pelo Instituto Universitario Avedis Donabedian – Universidad Autonoma de Barcelona. Possuí MBA executivo em Saúde FGV, curso de extensão em Controladoria pela FGV, possuí capacitação em Segurança do Paciente pelo Institute for Healthcare Improvement (IHI) EUA, especialista em Administração Hospitalar- IPEP, Graduada em Enfermagem pela PUC Campinas. Possui Formação de Avaliador SBA/ONA e pelo Accreditation Canada para Acreditação em Serviços de Saúde, realizou dezenas de coordenações de diagnósticos, certificações e manutenções nas metodologias de acreditação da Organização Nacional de Acreditação – ONA e Accreditation Canada International. Atualmente é Diretora da empresa HSB/A (Health Search Brasil Americas).

 

15h30 Intervalo

 

16h00 Alinhamento de requisitos técnicos

Raquel Nakamato, Analista de Certificação – ONA

 

17h00 Sorteios e Encerramento

Só para os online e/ou presentes

3 cursos EAD

 

 

Sexta-feira, 02 de fevereiro

 

08h00 Troca de Experiência entre avaliadores: Gestão de Conflito

DNV - Cibele B. Azeredo 

FCAV - Rosana Medeiros

IAHCS - Sergio Ruffini

IBES – Tatiana Lourenço

INFINITY  - Ana Carla Restituti

IPASS – Roseli Ferreira Matos

IQG - Lucianna Novaes

NCC - Ana Carolina Silveira

TS4 – Aline Lima

TUV NORD - Marília Damasceno

 

Moderadora: Natália Matias, Analista de Certificação - ONA

 

09h00 Palestra Magna – Governança Clínica e Corporativa

Dr. José Antônio Maluf

Formado médico pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo. Residência Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Em junho de 2002, iniciou sua carreira no Hospital Israelita Albert Einstein. Por dez anos, até 2012, foi o Diretor do Centro de Medicina Preventiva e pela Unidade Diagnóstica Jardins. Criou a Revisão Continuada de Saúde, que substituiu o check-up, e o Prêmio Einstein de Saúde Corporativa.

Em seguida, dirigiu a Área de Pacientes com Condições Crônicas e Idosos do HIAE, responsável pela Reabilitação, Home Care e a Unidade Vila Mariana, com o Residencial de Idosos e programas para doenças crônicas, como o Programa de Diabetes. Tornou o HIAE um hospital “Amigo do Idoso”. Foi o Coordenador da Disciplina de Gerenciamento de Doenças do MBA INSPER / EINSTEIN de Gestão de Saúde.

Em 2015 participou do "Global Health Leadership Forum", Berkeley, California e do "Learnings from the Kaiser Permanente Model".

Em 2016 ingressou na Beneficência Portuguesa de São Paulo como Gerente Médico do SADT.

Em 2018 realizou o MBA de Gestão Hospitalar pelo “Health Minds”

Em 2019 foi convidado pela FGV para ministrar o Curso de Serviços em Saúde do MBA “in company” do Hospital Lefort.

Em outubro de 2019 assumiu a posição de Consultor Senior do Programa de Gestão e Desenvolvimento do Corpo Clínico na Consultoria do Hospital Israelita Albert Einstein. Em 2023 tornou-se o Coordenador Geral da Capacitação Governança e do Cuidado do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde. Pertence ao Comitê de Saúde e de Políticas Públicas do INSPER.

 

Moderadora: Priscila Rosseto de Toledo

 

10h00 Intervalo

 

10h30 A mudança de clima e os impactos no setor saúde

Vital de Oliveira Ribeiro Filho

Presidente do conselho da Associação Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), que reúne mais de 450 organizações de saúde no Brasil e é ponto focal da organização internacional Saúde Sem Dano (Health Care Without Harm) e da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy Hospitals). Vital atua há 35 anos com gestão de Resíduos de Sólidos e nos últimos 15 anos com Mudança do Clima, Energia e Compras Sustentáveis no Setor Saúde. Arquiteto e Urbanista, desde 1987 trabalha no Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo onde coordena o Programa Estadual de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde e implementa o Plano de Mudança do Clima na SES-SP. Mestre em Administração de Empresas pela EAESP-FGV, linha de pesquisa em gestão de saúde, meio ambiente e sustentabilidade. Administrador Hospitalar e de Sistemas de Saúde pela EAESP-FGV. Foi consultor da ANVISA, UNESCO, Ministério da Saúde e Fundação Getúlio Vargas. Professor convidado ou regular em cursos de graduação e pós-graduação.

 

Gilvane Lolato, Gerente Operacional - ONA

 

11h15 Métodos e técnicas de Avaliação: Presencial, remota e híbrida

Gilvane Lolato, Gerente Operacional – ONA

 

12h00 Talk parceria entre ONA e Ensino Agir - Programa de Aprimoramento Profissional em Gestão em Saúde

 

12h25 Almoço

 

14h00 Experiência de pacientes para o redesenho de processos que impactam na acreditação

Participação ONLINE

José Célio Peixoto Silveira, Vice Presidente da Associação de Pacientes - Psoriase Brasil

 

Gustavo Arnoni

 

Moderadora: Nancy Yamauchi, Facilitadora de Aprendizagem & de Segurança Psicológica de Times

Enfermeira pela EEUSP. Mestre em Administração. Diretora de Educação em Saúde e Certificação da Patient Centricity Consulting. Docente da Escola de Experiência do Paciente. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Gestão da Experiência do Paciente. Educadora da metodologia Joint Commission Internacional no CBA. Membro da ISQUA. Strengths Coach pela Gallup. Facilitadora de Segurança Psicológica de Times. 

 

15h00 Destaques do Selo de Qualificação

Camila Deister, Analista de Certificação – ONA

 

Sorteios

15h30 Encerramento

Só para os online e/ou presentes

3 cursos EAD

1 Voucher no valor de R$5.000 para viagem válido até 31/12/2024.