Sobre a ONA

20 ANOS

RESUMO

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde.

Desde 1999, a ONA trabalha para que as instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente.

Hoje mais de 80% das instituições acreditadas no país adotam os padrões ONA.

Além de referência nacional, os padrões ONA são reconhecidos no exterior. A ONA é membro da International Society for Quality in Health Care (ISQua), atuando ao lado de instituições que promovem a qualidade da saúde em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá.

Os padrões ONA podem ser adotados por

    Organizações Prestadoras dos Serviços de Saúde:

  • Serviços Hospitalares;
  • Serviços de Hemoterapia;
  • Serviços Laboratoriais;
  • Serviços de Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva;
  • Serviços de Diagnóstico por Imagem, Radioterapia e Medicina Nuclear;
  • Serviços Ambulatoriais;
  • Serviços de Pronto Atendimento;
  • Serviços de Atenção Domiciliar;
  • Serviços Oncológicos;
  • Serviços de Medicina Hiperbárica;
  • Serviços de Anatomia Patológica;
  • Serviços de Atenção Primária à Saúde;
  • Serviços de Atendimento Pré-Hospitalar e Transporte Inter-hospitalar;
  • Serviços de Telemedicina/Telessaúde;
  • Serviços Odontológicos.

 

    Serviços para a Saúde - Selo de Qualificação:

  • Serviço de Dietoterapia para a Saúde; 
  • Serviço de Engenharia Clínica para a Saúde;
  • Serviço de Higienização para a Saúde; 
  • Serviço de Manipulação e Atenção Farmacêutica para a Saúde; 
  • Serviço de Nutrição de Produção e Clínica para a Saúde; 
  • Serviço de Processamento de Produtos para a Saúde; 
  • Serviço de Processamento de Roupa para a Saúde.


Missão

Aprimorar a gestão, qualidade e segurança da assistência no Setor Saúde, por meio do Sistema Brasileiro de Acreditação.

Visão

Tornar a Acreditação ONA reconhecida pela sociedade brasileira como sinônimo de segurança, qualidade e credibilidade no Setor Saúde.

Valores

  • Transparência em suas ações
  • Respeito individual e coletivo
  • Confidencialidade
  • Aperfeiçoamento contínuo
  • Desenvolvimento participativo
  • Credibilidade
  • Sustentabilidade como fator de crescimento

ONA em números

A cada dia, mais organizações estão se unindo por uma saúde dentro dos padrões. Confira alguns números:

3º maior do mundo em termos de volume

Crescimento médio de 17% de instituições certificadas ao ano.

Mais de 4.500 certificações homologadas desde a fundação da ONA.

Mais de 50.000 profissionais capacitados.

Mais de 450 avaliadores ativos.

*Dados atualizados em junho de 2024


Governança

A ONA tem o objetivo de disseminar um atendimento de saúde dentro dos padrões de qualidade e segurança. Por este motivo aplicamos as melhores práticas e a máxima transparência também no processo de governança corporativa.

O Conselho de Administração da ONA atualmente é composto por sete representantes das seguintes entidades:

Triênio 2024 - 2027

  • Fabio Leite Gastal - Presidente - Unimed do Brasil (Unimed)
  • Adelvânio Francisco Morato - Vice-Presidente - Federação Brasileira de Hospitais (FBH)
  • Christiane Maria do Valle Santos - Vice-Presidente - Confederação Nacional da Saúde (CNSaúde)
  • Flaviano Feu Ventorim  - Conselheiro - Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hosp. e Entidades Filantrópicas (CMB)
  • Paulo Aparecido Brandão Pinto - Conselheiro - Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC)
  • Cassio Ide Alves - Conselheiro - Associação Brasileira de Medicina de Grupo (ABRAMGE)
  • Cesar Sérgio Cardim Júnior - Conselheiro - Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde)