A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde.
Desde 1999, a ONA trabalha para que as instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente.
Hoje mais de 80% das instituições acreditadas no país adotam os padrões ONA.
Além de referência nacional, os padrões ONA são reconhecidos no exterior. A ONA é membro da International Society for Quality in Health Care (ISQua), atuando ao lado de instituições que promovem a qualidade da saúde em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá.
Os padrões ONA podem ser adotados por:
- Hospitais
- Ambulatórios
- Laboratórios
- Serviços de Pronto Atendimento
- Home Care
- Serviços Oncológicos
- Serviços de Medicina Hiperbárica
- Serviços de Hemoterapia
- Serviços de Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva
- Serviços de Diagnóstico por Imagem, Radioterapia e Medicina Nuclear
- Serviços Odontológicos
- Serviços de Processamento de Roupas para a Saúde
- Serviços de Dietoterapia
- Serviços de Manipulação
- Serviços de Esterilização e Reprocessamento de Materiais
- Serviços de Engenharia Clínica
- Serviços de Higienização
- Serviços de Telemedicina
- Serviços de Anatomia Patológica;
- Serviços de Atenção Primária à Saúde;
- Serviços de Atendimento Pré-Hospitalar e Transporte Inter-hospitalar;

Missão
Aprimorar a gestão, qualidade e segurança da assistência no Setor Saúde, por meio do Sistema Brasileiro de Acreditação.Visão
Tornar a Acreditação ONA reconhecida pela sociedade brasileira como sinônimo de segurança, qualidade e credibilidade no Setor Saúde.Valores
- Transparência em suas ações
- Respeito individual e coletivo
- Confidencialidade
- Aperfeiçoamento contínuo
- Desenvolvimento participativo
- Credibilidade
- Sustentabilidade como fator de crescimento
ONA em números
A cada dia, mais organizações estão se unindo por uma saúde dentro dos padrões. Confira alguns números:
Crescimento médio de 15% de instituições certificadas ao ano.
Mais de 2.500 certificações homologadas desde a fundação da ONA.


Mais de 10.000 exemplares vendidos do Manual de Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde.
Mais de 800 profissionais cadastrados no sistema ONA Integrare aptos na metodologia ONA.
*Dados atualizados em janeiro de 2019
Governança
A ONA tem o objetivo de disseminar um atendimento de saúde dentro dos padrões de qualidade e segurança. Por este motivo aplicamos as melhores práticas e a máxima transparência também no processo de governança corporativa.
O Conselho de Administração da ONA atualmente é composto por sete representantes das seguintes entidades:
Triênio 2021 - 2024
- Fabio Leite Gastal - Presidente - Unimed do Brasil (Unimed)
- Ivo Garcia do Nascimento - Vice-Presidente - Federação Brasileira de Hospitais (FBH)
- Breno
de Figueiredo Monteiro - Vice-Presidente - Confederação Nacional da Saúde (CNSaúde)
- Flaviano
Feu Ventorim - Conselheiro - Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hosp. e Entidades Filantrópicas (CMB)
- Paulo Aparecido Brandão Pinto - Conselheiro - Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC)
- Fernando Moisés José Pedro - Conselheiro - Associação Brasileira de Medicina de Grupo (ABRAMGE)
- Cesar Sérgio Cardim Júnior - Conselheiro - Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde)
