A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde.
Desde 1999, a ONA trabalha para que as instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente.
Hoje mais de 80% das instituições acreditadas no país adotam os padrões ONA.
Além de referência nacional, os padrões ONA são reconhecidos no exterior. A ONA é membro da International Society for Quality in Health Care (ISQua), atuando ao lado de instituições que promovem a qualidade da saúde em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá.
Os padrões ONA podem ser adotados por
Organizações
Prestadoras dos Serviços de Saúde:
- Serviços Hospitalares;
- Serviços de Hemoterapia;
- Serviços Laboratoriais;
- Serviços de Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva;
- Serviços de Diagnóstico por Imagem, Radioterapia e Medicina Nuclear;
- Serviços Ambulatoriais;
- Serviços de Pronto Atendimento;
- Serviços de Atenção Domiciliar;
- Serviços Oncológicos;
- Serviços de Medicina Hiperbárica;
- Serviços de Anatomia Patológica;
- Serviços de Atenção Primária à Saúde;
- Serviços de Atendimento Pré-Hospitalar e Transporte Inter-hospitalar;
- Serviços de Telemedicina/Telessaúde;
- Serviços Odontológicos.
Serviços
para a Saúde - Selo de Qualificação:
- Serviço de Dietoterapia para a Saúde;
- Serviço de Engenharia Clínica para a Saúde;
- Serviço de Higienização para a Saúde;
- Serviço de Manipulação e Atenção Farmacêutica para a Saúde;
- Serviço de Nutrição de Produção e Clínica para a Saúde;
- Serviço de Processamento de Produtos para a Saúde;
- Serviço de Processamento de Roupa para a Saúde.
Missão
Aprimorar a gestão, qualidade e segurança da assistência no Setor Saúde, por meio do Sistema Brasileiro de Acreditação.Visão
Tornar a Acreditação ONA reconhecida pela sociedade brasileira como sinônimo de segurança, qualidade e credibilidade no Setor Saúde.Valores
- Transparência em suas ações
- Respeito individual e coletivo
- Confidencialidade
- Aperfeiçoamento contínuo
- Desenvolvimento participativo
- Credibilidade
- Sustentabilidade como fator de crescimento
ONA em números
A cada dia, mais organizações estão se unindo por uma saúde dentro dos padrões. Confira alguns números:
3º maior do mundo em termos de volume
Crescimento médio de 17% de instituições certificadas ao ano.
Mais de 4.500 certificações homologadas desde a fundação da ONA.
Mais de 50.000 profissionais capacitados.
Mais de 450 avaliadores ativos.
*Dados atualizados em junho de 2024
Governança
A ONA tem o objetivo de disseminar um atendimento de saúde dentro dos padrões de qualidade e segurança. Por este motivo aplicamos as melhores práticas e a máxima transparência também no processo de governança corporativa.
O Conselho de Administração da ONA atualmente é composto por sete representantes das seguintes entidades:
Triênio 2024 - 2027
- Fabio Leite Gastal - Presidente - Unimed do Brasil (Unimed)
- Adelvânio Francisco Morato - Vice-Presidente - Federação Brasileira de Hospitais (FBH)
- Christiane Maria do Valle Santos - Vice-Presidente - Confederação Nacional da Saúde (CNSaúde)
- Flaviano Feu Ventorim - Conselheiro - Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hosp. e Entidades Filantrópicas (CMB)
- Paulo Aparecido Brandão Pinto - Conselheiro - Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC)
- Cassio Ide Alves - Conselheiro - Associação Brasileira de Medicina de Grupo (ABRAMGE)
- Cesar Sérgio Cardim Júnior - Conselheiro - Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde)