Notícias

01/09/2023

5º SISPAS abre inscrições para o Prêmio Melhores Práticas em Destaque

Os quatro melhores trabalhos serão selecionados para apresentação oral durante o evento. Prazo para inscrições se encerra no dia 30 de setembro. Resultado sai no dia 24 de outubro

O  5º Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação (5º SISPAS)  vai promover uma sessão especial para apresentação de trabalhos. O 'Prêmio Melhores Práticas em Destaque' vai selecionar experiências exitosas que estão mudando o panorama da assistência e da gestão dos serviços de saúde pelo país. Os quatro melhores trabalhos serão apresentados presencialmente, durante a realização do seminário. As inscrições estão disponíveis até o próximo dia 30 de setembro, no portal da Organização Nacional de Acreditação  (ONA - linkar o site no nome). O resultado estará disponível no dia 24 de outubro, no mesmo canal.

Promovido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o 5º SISPAS acontece nos dias 9, 10 e 11 de novembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. O evento vai reunir importantes nomes do cenário da acreditação no país e no mundo para debater o tema central: “O impacto da segurança do paciente e a acreditação na sustentabilidade do setor saúde”. Ao todo, serão realizados 12 painéis de discussão, com a presença de palestrantes nacionais e internacionais.

Para participar do 'Prêmio Melhores Práticas em Destaque', os trabalhos inscritos devem abordar um roteiro pré-definido, que prevê: a situação identificada, o plano de ação adotado, o método estabelecido para execução do plano, as principais dificuldades encontradas, os resultados colhidos e as lições aprendidas. Os temas podem ser embasados em um ou mais eixos programáticos do evento, como por exemplo: cuidado centrado na pessoa; liderança; segurança do paciente; inovação; transformação digital; e acreditação.

“A apresentação de trabalhos é também um momento muito especial do seminário, pois permite que outros profissionais da área possam conhecer e aprender com as melhores práticas desenvolvidas. Além disso, a divulgação dessas práticas pode contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados, bem como para a segurança do paciente. Essa troca de experiências é uma oportunidade para se discutir desafios e encontrar soluções inovadoras para os problemas correlatos enfrentados em diferentes serviços. Portanto, apresentar trabalhos em eventos desse tipo é também uma maneira eficaz de compartilhar conhecimento e promover a melhoria contínua dos serviços de saúde”, destaca o presidente da ONA, Dr. Fábio Gastal.

Os trabalhos inscritos serão avaliados por uma comissão avaliadora, composta por técnicos convidados pela ONA. Não há limites para as inscrições de trabalhos por autor, e cada trabalho pode contar com até quatro co-autores, sendo que um deles deve ser designado para exposição oral, caso o trabalho esteja entre os três melhores selecionados. O prazo para inscrição dos trabalhos se encerra no próximo dia 30 de setembro. Os resultados serão divulgados no dia 24 de outubro, no Portal da ONA.