Notícias

01/11/2019

Capital paulista ganhará iluminação pública nos monumentos históricos em virtude do ‘Novembro Azul’ em alerta para os cuidados com a saúde do homem


Capital paulista ganhará iluminação pública nos monumentos históricos em virtude do ‘Novembro Azul’ em alerta para os cuidados com a saúde do homem

A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população para a importância do check-up regular para prevenção de doenças. Balanço divulgado pelo INCA - Instituto Nacional do Câncer, revela que são estimados mais de 68 mil novos casos de câncer de próstata até o fim de 2018 no Brasil

São Paulo, outubro de 2019 – Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o câncer é a segunda principal causa de morte no mundo, sendo responsável por 9,6 milhões de óbitos registrados no último ano. É apontado como o maior medo confessado por 27% dos brasileiros, segundo levantamento feito pelo Datafolha. No Brasil, de acordo com o Balanço divulgado pelo INCA - Instituto Nacional do Câncer, revela que são estimados 68.220 mil novos casos de câncer de próstata até o fim do ano.

A SBUSP (Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo) que completou 50 anos de existência este ano, dará início a mais uma campanha do Novembro Azul, para todo o Estado, sobre a importância da prevenção da saúde masculina. Com o mote “A saúde do homem vai além da próstata – procure o urologista”, a entidade realiza desde 2004 e, anualmente, ações de conscientização para aumentar a sobrevida de pacientes.

Durante o mês de novembro, com o apoio do Departamento de Iluminação Pública – ILUME, e da Prefeitura de SP, monumentos públicos da capital paulista serão iluminados como a Ponte Octávio Frias de Oliveira – chamada popularmente de Estaiada, Viaduto do Chá, Edifício Matarazzo (Sede da Prefeitura) e Biblioteca Mario de Andrade. Além disso, iluminação no Memorial da América Latina e ação de conscientização com distribuição de informativos durante a tradicional Festival Gastronômico, que acontece mensalmente nos dias 09 e 10/11.

“A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Homens a partir dos 45 anos e com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem procurar o urologista para que sejam informados sobre os benefícios do rastreamento, e se defina uma estratégia personalizada de avaliação e acompanhamento”, alerta Dr. Flavio Trigo, presidente da SBU – seccional São Paulo.

Atualmente, cerca de 20% dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados, embora tenha ocorrido um declínio importante nas últimas décadas, em decorrência de políticas de rastreamento da doença e maior conscientização da população, de acordo com a SBU. Se diagnosticado inicialmente, a cura pode chegar a 90% dos casos.

A ausência de sintomas não significa que não há problemas. Por isso, é necessário estar com os exames preventivos em dia. Os sinais da doença na fase avançada são: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Já entre os fatores de risco mais comuns são o fator genético, ou seja, casos de pessoas na família com histórico de câncer de próstata: pai, irmão e tio, obesidade, idade e pessoas da raça negra, aonde a incidência de casos é maior. A Sociedade Brasileira de Urologia mantém sua recomendação de que homens a partir de 50 anos devem procurar um profissional especializado e o rastreamento deverá ser realizado após ampla discussão de riscos e potenciais benefícios.

O movimento

Poucos sabem, mas o novembro azul teve início na Austrália em 2003, liderado por um grupo de homens que combinaram de deixar o bigode – símbolo maior da masculinidade, para, assim, atrair a atenção do maior número de pessoas possíveis. Ganhou o nome de “Movember Foundation”, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Atualmente, é realizada em mais de 20 países, conquistando muitos adeptos, inclusive no Brasil.

Estão previstas, ainda, conscientização nos pedágios das rodovias estaduais administradas pela CCR AutoBan, inclusão da campanha em todos os visuais no GRU Airport que recebe, diariamente, cerca de 300 mil pessoas por dia, além de palestras de conscientização em empresas como Azul Linhas Aéreas, Klabin, ESPM, Dersa, Santos Futebol Clube, entre outros.

A SBU-SP

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é uma entidade médica, com 90 anos de fundação, que congrega mais de 4.500 mil médicos associados em todo o País, sendo 30% relativos ao Estado de São Paulo. Sem fins lucrativos, representa os profissionais da especialidade de Urologia clínica e cirúrgica, responsável pelo diagnóstico e pelo tratamento das enfermidades do sistema urinário, de ambos os sexos, e do sistema genital masculino. Realiza desde 2004 campanhas anuais de conscientização do câncer de próstata para aumentar a sobrevida de pacientes acometidos pela doença.