Notícias

16/11/2023

ONA encerra com sucesso mais uma edição do principal seminário sobre segurança do paciente e acreditação em saúde

5° SISPAS foi realizado em formato híbrido, nos dias 9, 10 e 11 de novembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo

 

A quinta edição do Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde (5° SISPAS) foi um sucesso. Realizado em formato híbrido, o evento reuniu grandes nomes do cenário da acreditação no país e no mundo para abordar “o impacto da segurança do paciente e a acreditação na sustentabilidade do setor saúde". Promovido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o seminário foi realizado nos dias 9, 10 e 11 de novembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo (SP).

 

Considerado um dos principais eventos técnicos do país na preparação de profissionais para implantação de padrões de excelência nos serviços de saúde, o 5a SISPAS promoveu 12 importantes painéis de discussão sobre temas que envolvem a acreditação, a segurança do paciente, além de práticas sustentáveis para o setor.

 

Durante a abertura solene, o presidente da Organização Nacional de Acreditação (ONA), Dr Fábio Gastal, destacou porque a segurança do paciente deve ser concebida como uma prioridade absoluta em qualquer instituição de saúde. De acordo com ele, profissionais devidamente preparados, atualizados e engajados em práticas e protocolos técnicos ajudam a minimizar riscos, erros, e proporcionam a melhor experiência possível para quem precisa de tratamento médico.

 

“Ao reunir especialistas renomados no tema, o SISPAS se apresenta como uma excelente oportunidade para compartilhar conhecimentos, experiências e melhores práticas. O que queremos é fortalecer a capacidade dos profissionais, que estão nos mais diferentes serviços, em lidar com os desafios diários da assistência à saúde, dotando-os de autonomia para que possam tomar as melhores decisões”, disse.

 

A Palestra Magna de abertura foi ministrada pelo médico argentino Ezequiel García-Elorrio, co-fundador e diretor executivo do Instituto de Efectividad Clínica y Sanitaria (IECS), que é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para melhorar a qualidade e a efetividade dos cuidados de saúde na América Latina. Ele abordou “O papel da Avaliação Externa na sustentabilidade do setor saúde”.

 

DISCUSSÕES
No primeiro dia de seminário, as discussões estiveram concentradas em dois eixos: "A acreditação como um agente na sustentabilidade do setor saúde", no período da manhã; e "Qualidade e segurança do paciente como propulsores da sustentabilidade no setor saúde", no período da tarde.

 

No sábado, segundo e último dia de evento, as discussões se concentraram nos temas: "Construindo com os pacientes uma jornada segura e sustentável"; e "Sustentabilidade para além da gestão financeira", onde foram abordados os impactos das metodologias de acreditação na sustentabilidade das organizações de saúde.

INTERNACIONAIS

Ao todo, foram realizados seis painéis com a presença de importantes palestrantes internacionais. Além da palestra magna, proferida pelo médico argentino Ezeuiel Garcia Elorrio, também merecem destaque as palestras realizadas pelo professor de Liderança e Gestão em Saúde, da Universidade de Nova Gales do Sul, David Greenfield, que abordou o tema da “continuidade e integridade do cuidado”; e o painel conduzido pela CEO do Health Care Accreditation Council (HCAC), Salma Jaouni, que tratou do “paciente como centro do cuidado ao longo da jornada da acreditação”.

 

Outros destaques também foram a palestra sobre os impactos das metodologias de acreditação na sustentabilidade das organizações de saúde, proferida pelo representante do Instituto Turco de Acreditação e Qualidade em Saúde (TUSKA), Ibrahim H. Kayral; e o painel sobre “o que realmente importa para o paciente na sua jornada assistencial”, ministrado por Susana Ramos, representante da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde/Aua Saúde. O último painel do evento, ministrado pelo presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga (EPE), Miguel Paiva, abordou o desenvolvimento de pessoas e lideranças para a sustentabilidade do setor saúde. A mesa foi moderada pelo presidente da ONA, Dr Fábio Gastal.

 

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

O SISPAS também proporcionou uma sessão especial para apresentação de trabalhos selecionados pelo 'Prêmio Melhores Práticas em Destaque'. As quatro melhores experiências exitosas, que estão mudando o panorama da assistência e da gestão dos serviços de saúde pelo país, foram apresentadas presencialmente.

Confira os ganhadores:

1° lugar - O MODELO DO PROJETO DE MELHORIA APLICADO À REDUÇÃO DE INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS RELACIONADAS À VENTILAÇÃO MECÂNICA EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (HGWA - Hospital Geral Doutor Waldemar Alcântara)

2° lugar - Reestruturação da Coleta Ambulatorial do Centro de Diagnóstico Amigo da Criança do Instituto da Criança e do Adolescente do HCFMUSP (ICr - Instituto da Criança e do Adolescente do HCFMUSP)

3° lugar - REDUÇÃO DAS SUSPENSÕES CIRÚRGICAS EM HOSPITAL GERAL DE FORTALEZA/CE: O MODELO DO PROJETO DE MELHORIA APLICADO ÀS BOAS PRÁTICAS EM SAÚDE (HGWA - Hospital Geral Doutor Waldemar Alcântara)

4° lugar - Aprimorando a Segurança e Eficiência no Bloco Cirúrgico: A Contribuição da Tecnologia RFID (HUC - Hospital Unimed Caruaru)


ONA

Com 24 anos de história, mais de 4 mil certificados emitidos, 45 mil profissionais acreditados, além de 1.183 instituições de saúde certificadas, a Organização Nacional de Acreditação (ONA) é a terceira maior certificadora do mundo. A metodologia de segurança e qualidade da ONA é reconhecida internacionalmente pela Sociedade Internacional para Qualidade nos Cuidados de Saúde (ISQua).