Notícias

31/05/2023

ONA marcou presença na 28ª edição da Feira Hospitalar, point de encontro das principais e mais importantes empresas do Setor Saúde


De 23 a 26 de maio, no São Paulo Expo, aconteceu a 28ª edição da Hospitalar, feira que aproxima o mercado nacional e internacional da saúde, realizando networking e parcerias entre compradores e fornecedores. A Organização Nacional de Acreditação (ONA) teve presença confirmada no estande da instituição e participou de uma vasta programação nos Congressos e nas Arenas.

 

A abertura desta edição contou com a presença de diversas autoridades do Setor Saúde brasileiro. Na ocasião, o presidente da ONA, Dr. Fábio Leite Gastal, foi homenageado pela presidente da Hospitalar, Dra. Waleska Santos, pela promoção consistente do Congresso Internacional de Serviços de Saúde (CISS).

 

Ainda durante a feira, a ONA lançou uma nova pós-graduação em parceria com a Faculdade Unimed, pensada e estruturada para preparar o público-alvo (avaliadores, auditores e consultores) para o mercado. Gilvane Lolato, gerente operacional da ONA, relata que, com a especialização, “Estes profissionais terão a oportunidade de compreender sobre os sistemas de saúde e os modelos de gestão; também conhecerão as técnicas de avaliação, como funcionam os organismos acreditadores, aprenderão a preparar o cliente para uma avaliação, elaborar um relatório, entre tantos outros temas”.

 

No estande da ONA, os participantes puderam assistir a palestras gratuitas com experts da saúde e entender um pouco mais sobre como se tornar um avaliador ONA e como conquistar a Acreditação ONA. Entre os temas trazidos, estavam:

  • Como estruturar a sistemática para a Gestão de Mudanças;
  • Gestão Integrada de Riscos;
  • Como estruturar planos terapêuticos;
  • Conjunto de ferramentas para a Segurança do Paciente;
  • Sou uma organização de saúde de pequeno porte. A Acreditação ONA é para mim?
  • A importância das relações institucionais na área da saúde;
  • Como estruturar auditoria interna e auditoria clínica nas instituições de saúde;
  • Disclosure;
  • Como gerar valor para as organizações de saúde através do processo de Acreditação;
  • Governança Clínica;
  • A Cocriação na Acreditação;
  • Como comprometer as partes interessadas para o processo da Acreditação;
  • A segurança do paciente no Selo de Qualificação; e
  • ESG/Gestão de Pessoas.

 

Além disso, houve o encontro com consultores e empresas de consultoria credenciados na ONA, em que dois grandes especialistas debateram assuntos importantes, como a Comunicação e a Gestão de Mudanças.

 

Em termos de participação em vários momentos ao longo da feira, a ONA superou as expectativas, mantendo seu propósito de levar a sua metodologia e o seu conteúdo para o público da Feira Hospitalar. Como ouvintes nas palestras, foram mais de 350 profissionais que prestigiaram o estande da ONA.

 

Outras ações

Além da programação no estande, a ONA participou do Congresso Internacional de Serviços de Saúde (CISS), que ocorreu na 28ª Feira Hospitalar. “Discutimos sobre como e onde os serviços de telessaúde estão embarcados e que tipo de plataforma digital é mais adequada para o paciente procurar assistência. O Dr. Carsten Engel, CEO da International Society for Quality in Health Care (ISQua), esteve presente como um dos palestrantes internacionais”, conta Dr. Péricles Góes da Cruz, superintendente técnico da ONA.

 

A ONA promoveu, junto à Federação Brasileira de Hospitais (FBH), o lançamento do programa Qualifica FBH, que consiste no estabelecimento de atributos de qualificação relevantes para o aprimoramento da qualidade assistencial oferecida pelos prestadores de serviços na Saúde Suplementar. O momento também foi marcado pela divulgação da 14ª Convenção Brasileira deHospitais e do 5° Seminário Internacional de Segurança do Paciente eAcreditação em Saúde.

 

A ONA marcou presença no Congresso de Hotelaria e Facilities, dialogando sobre a importância da avaliação externa e da Acreditação nestes tipos de serviços.

 

A Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP) participou da Hospitalar na arena de conteúdo Health, tendo a ONA como moderação na mesa que dialogou sobre a experiência do paciente.

 

A gerente operacional da ONA finaliza contando: “Também tivemos a oportunidade de prestigiar a Dra. Margareth Dalcolmo, pesquisadora sênior da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), na entrega do Prêmio Personalidade do Ano”.