7. Por uma saúde dentro dos padrões

A estrada até aqui

Por Cláudio José Allgayer

Ao longo desses 20 anos, a Organização Nacional de Acreditação (ONA) trilhou seu caminho com a missão de promover a assistência de qualidade e segurança do paciente. Fizemos isso enfrentando os mais diversos desafios num País de dimensões continentais, extremamente diverso e desigual em muitos aspectos, entre eles, nos serviços de saúde.

Nesse contexto, o apoio e a participação das instituições acreditadoras (IACs), dos conselheiros e colaboradores da ONA foram fundamentais para levar a nossa mensagem adiante. Esses profissionais agiram como desbravadores ao divulgar o conceito da acreditação, os princípios da metodologia e a importância de tornar as instituições de saúde locais mais seguros, numa época em que essa discussão ainda era incipiente.

A ONA sempre vislumbrou o sistema de saúde como uma rede naturalmente integrada. Por essa razão, ao longo desses anos, a ONA firmou parcerias com entidades do setor de saúde, autarquias e sociedades médicas com o objetivo de que o entendimento de uma instituição segura e de qualidade extrapolasse o espaço físico do hospital. Assim, hoje o nosso compromisso com o desenvolvimento de um setor de saúde mais seguro para o paciente é partilhado não apenas com hospitais, mas também com laboratórios, serviços de odontologia, hemoterapia, entre outros serviços de saúde.

Essa também é a realidade de serviços adjacentes e essenciais para o funcionamento de uma instituição de saúde, como lavanderia e nutrição, entre outros, que são reconhecidos com o Selo de Qualificação. Ao criar essa certificação, estendemos nosso compromisso em contribuir com um sistema de saúde integrado e mais seguro.

Nesses 20 anos, alcançamos mais de 800 acreditações válidas. Chegar a essa marca só foi possível devido ao caráter educacional de nossa metodologia. A adaptação em níveis foi fundamental para o processo de aprendizado e o aprimoramento das instituições. Com os três níveis, a metodologia reconhece o trabalho, as mudanças, a atuação da liderança em cada marco conquistado rumo à excelência – o que difere totalmente do “é tudo ou nada” preconizado por outras metodologias.

As características da metodologia, a abrangência de serviços certificados e o número de acreditações concedidas tornaram a ONA referência nos padrões nacionais de qualidade e segurança do paciente. Com a chancela da International Society for Quality in Health Care (ISQua), conquistamos reconhecimento internacional e mostramos que o nosso manual está no mesmo patamar de outras acreditações ao redor do mundo. Foram esses os caminhos que trilhamos até aqui. Foram essas as escolhas que fizemos em prol do desenvolvimento do setor de saúde brasileiro.

A estrada até aqui

Por Cláudio José Allgayer

Ao longo desses 20 anos, a Organização Nacional de Acreditação (ONA) trilhou seu caminho com a missão de promover a assistência de qualidade e segurança do paciente. Fizemos isso enfrentando os mais diversos desafios num País de dimensões continentais, extremamente diverso e desigual em muitos aspectos, entre eles, nos serviços de saúde.

Nesse contexto, o apoio e a participação das instituições acreditadoras (IACs), dos conselheiros e colaboradores da ONA foram fundamentais para levar a nossa mensagem adiante. Esses profissionais agiram como desbravadores ao divulgar o conceito da acreditação, os princípios da metodologia e a importância de tornar as instituições de saúde locais mais seguros, numa época em que essa discussão ainda era incipiente.

A ONA sempre vislumbrou o sistema de saúde como uma rede naturalmente integrada. Por essa razão, ao longo desses anos, a ONA firmou parcerias com entidades do setor de saúde, autarquias e sociedades médicas com o objetivo de que o entendimento de uma instituição segura e de qualidade extrapolasse o espaço físico do hospital. Assim, hoje o nosso compromisso com o desenvolvimento de um setor de saúde mais seguro para o paciente é partilhado não apenas com hospitais, mas também com laboratórios, serviços de odontologia, hemoterapia, entre outros serviços de saúde.

Essa também é a realidade de serviços adjacentes e essenciais para o funcionamento de uma instituição de saúde, como lavanderia e nutrição, entre outros, que são reconhecidos com o Selo de Qualificação. Ao criar essa certificação, estendemos nosso compromisso em contribuir com um sistema de saúde integrado e mais seguro.

Nesses 20 anos, alcançamos mais de 800 acreditações válidas. Chegar a essa marca só foi possível devido ao caráter educacional de nossa metodologia. A adaptação em níveis foi fundamental para o processo de aprendizado e o aprimoramento das instituições. Com os três níveis, a metodologia reconhece o trabalho, as mudanças, a atuação da liderança em cada marco conquistado rumo à excelência – o que difere totalmente do “é tudo ou nada” preconizado por outras metodologias.

As características da metodologia, a abrangência de serviços certificados e o número de acreditações concedidas tornaram a ONA referência nos padrões nacionais de qualidade e segurança do paciente. Com a chancela da International Society for Quality in Health Care (ISQua), conquistamos reconhecimento internacional e mostramos que o nosso manual está no mesmo patamar de outras acreditações ao redor do mundo. Foram esses os caminhos que trilhamos até aqui. Foram essas as escolhas que fizemos em prol do desenvolvimento do setor de saúde brasileiro.

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