FALE CONOSCO
 | PERDEU SUA SENHA? | CADASTRE-SE

ONA promove Encontro Regional no Pará

21 / 09 / 2017

Evento reuniu dirigentes de hospitais públicos do Estado para falar sobre Acreditação

 

n/d

Com o objetivo de debater práticas e metas de segurança do paciente e a qualidade dos serviços de atendimento, a ONA em parceria com a Santa Casa de Misericórdia do Pará, Secretaria Estadual de Saúde do Pará (Sespa), Instituto Brasileiro para Segurança dos Pacientes (IBSP) e Pró-Saúde, realizaram, dia 19 de setembro, o Encontro Regional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde, em Belém. O evento reuniu 150 pessoas entre gestores e dirigentes de hospitais públicos de todo Estado, na Santa Casa de Misericórdia do Pará.

Hoje na região Norte existem 16 organizações Acreditadas pela ONA, desse total, 10 estão no Pará e quatro são hospitais públicos: Hospital Galileu, Hospital Oncológico Infantil Otávio Lobo, Hospital Regional do Baixo Amazonas e Hospital Regional Público da Transamazônica. É a região que mais cresce em número de  de Acreditação no Brasil, depois da região Sudeste. Houve um crescimento de 78% com relação a 2015.

“Levar a Acreditação para todas as regiões do Brasil é o principal objetivo da ONA. Promover esse tipo de evento e fomentar as discussões acerca da segurança do paciente é muito importante para mostrarmos para as organizações que é possível alcançar a certificação da ONA’, explica Péricles Góes da Cruz, gerente de relações institucionais da ONA

O evento reuniu diversos gestores de hospitais públicos de todo o Estado do Pará, conveniados com o Sistema Único de Saúde e também aqueles administrados por Organizações Sociais (OS), que já são acreditados, além de outros que estão em implementação das medidas de segurança para melhoria da assistência.

“Convidamos hospitais públicos do estado inteiro com o objetivo de discutir estratégias de segurança e qualidade, que vão assegurar uma melhoria na assistência, reduzir mortalidade, otimizar assistência aos pacientes, dar mais garantia de qualidade dos serviços, altas mais precoces, racionalização de custos e todo o benefício para o paciente e para o povo do Pará. Estamos muito satisfeitos com o encontro”, avalia a presidente da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCM), Rosângela Monteiro.

 

Projeções

Até o fim de 2018, cerca de R$ 35 milhões serão investidos pelo governo estadual na Santa Casa do Pará. Todo o atendimento já está informatizado, seguindo padrões operacionais, e um novo call center foi implantado para melhorar a comunicação interna na instituição, de acordo com o secretário estadual de Saúde do Estado, Vítor Mateus.

O secretário anunciou ainda que o prédio centenário será reformado e receberá a Escola Técnica do SUS, abrigando também a residência médica; uma parte da área administrativa da Fundação e será instalada uma área de apoio aos acompanhantes de pacientes internados que moram no interior do Estado.  No mesmo prédio serão instalados também a biblioteca e museu da Santa Casa.

n/d n/d

Entidades fundadoras / associadas

Abramge

CNS

FBH

FenaSaúde

CMB

SBAC

Unimed

ONA 2014 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS


SiteLock


Rua Bela Cintra, 986 - Cj 82 | Consolação | São Paulo/SP - 01415-002

Telefone: (11) 3121-3232 | E-mail: ona@ona.org.br

Contato imprensa: imprensa@ona.org.br


PluGzOne